10 ervas medicinais que curam enfermidades

Por Débora Silva em Plantas

As ervas medicinais contêm princípios ativos que auxiliam no tratamento de enfermidades e pode levar até a cura. Tomar um chazinho quando se está doente é uma receita de avó e, sim, existem alguns chás que são capazes de curar doenças.

As plantas medicinais geralmente são consumidas sob a forma de chá, mas lembre-se que as bebidas servem para complementar o tratamento e devem ser consumidas apenas com o conhecimento do seu médico.

Neste artigo, conheça as propriedades de 10 ervas medicinais que, ao serem utilizadas sob a forma de chás, podem curar algumas enfermidades.

10 chás medicinais que curam enfermidades

Dentre as principais ervas medicinais estão o alecrim, boldo, camomila, capim cidreira, carqueja, erva-doce, espinheira-santa, hibisco, hortelã e mate. Saiba mais sobre estas plantas a seguir:

Alecrim

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas alecrim

Foto: Pixabay

O chá de alecrim atua no cérebro, evitando a degradação dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Por este motivo, considera-se que este chá auxilia no combate à depressão.

A bebida também é indicada para combater a falta de apetite e azia.

Boldo

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas boldo

Foto: reprodução/ wikimedia

O chá de boldo possui efeito calmante sobre a flora intestinal, sendo recomendado para aliviar mal-estar estomacal e intestinal, cólicas abdominais e vômitos. A planta também é indicada para reduzir a azia, os efeitos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e os gases.

Camomila

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas camomila

Foto: Pixabay

Com efeito calmante, o chá de camomila é rico em flavonoides e estimula o processo de cicatrização. A planta é indicada para auxiliar o tratamento de insônia, irritações na pele, resfriados e inflamações nasais.

Capim cidreira

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas cidreira

Foto: Pixabay

A capim cidreira possui um óleo essencial que apresenta efeito calmante, ação analgésica e diurética, além de auxiliar no controle dos gases gastrointestinais.

Carqueja

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas carqueja

Foto: Pixabay

De gosto amargo, o chá de carqueja é bastante utilizado para combater problemas digestivos e hepáticos. A erva medicinal também atua como diurético, laxante natural e pode ajudar no processo de emagrecimento e no controle da diabetes.

Erva-doce

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas

Foto: Pixabay

A erva-doce contém princípios ativos que estimulam as funções digestivas e respiratórias, aliviam os gases intestinais e normalizam a circulação do sangue.

Espinheira-santa

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas espinheira

Foto: reprodução/wikimedia

Utilizado há séculos, o chá de espinheira-santa alivia o mal-estar estomacal e azia.

Hibisco

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas hibisco

Foto: Pixabay

Com substâncias antioxidantes, o chá de hibisco é um aliado no processo de emagrecimento, pois acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal.

Este chá também evita o surgimento da diabetes tipo 2 e reduz os níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue.

Hortelã

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas hortela (2)

Foto: Pixabay

O mentol presente na composição da hortelã pode auxiliar no tratamento da síndrome do intestino irritável, náuseas, vômitos, diarreia, dores de cabeça, mau hálito, estresse e asma leve.

Mate

10-ervas-medicinais-que-curam-enfermidades-atraves-de-chas

Foto: reprodução/wikimedia

A erva-mate pode ajudar na redução da absorção do colesterol, além de ser rica em antioxidantes. As substâncias antioxidantes combatem a ação prejudicial dos radicais livres, evitando o desenvolvimento de algumas doenças.