Fatos incríveis e impressionantes sobre chás que você não sabia

Por Anderson Pereira em Cultura, Degustação

Considerado, praticamente, uma especiaria social, o chá é uma das bebidas mais consumidas pelo ser humano no mundo. Além de ser uma bebida deliciosa, que pode, inclusive, ser consumida a qualquer hora do dia, o chá trás também inúmeros benefícios para a saúde e fatos inusitados acerca da sua disseminação pelo mundo. Confira a seguir algumas curiosidades sobre o chá:

Bebida é tomada há cinco mil anos no Oriente

No Oriente Médio, o chá já é bebido a aproximadamente cinco mil anos, enquanto no ocidente, ele é consumido há aproximadamente 400 anos. O início do uso do chá como bebida para fins medicinais não é muito claro, enquanto que como bebida social, data, pelo menos, da época da dinastia Tang, que foi entre os anos 618 e 907. O calendário chinês é diferente do usado no Ocidente, enquanto estamos no ano de 2016, por exemplo, na China eles estão em 4713. Os primeiros ocidentais a terem contato com o chá foram os portugueses que foram até o Japão em 1543.

Na Sibéria, blocos de chá sólido era usados como dinheiro até 1800

Antes da invenção do dinheiro, era comum que fossem feitas trocas por mercadorias. Objetos, comida e animais eram usados como moedas de troca em vários negócios. No século XIX, na Sibéria, eram utilizados blocos sólidos de chá como moeda local.

China produz a maior parte do chá consumido no mundo

Fatos incríveis e impressionantes sobre chás que você não sabia

Foto: Pixabay

Anualmente, são produzidos 3,5 milhões de toneladas de chá no mundo, e desses 3,5 milhões, a China produz 1,4 milhão. O país que é berço da bebida é o seu maior produtor. Ao todo, 1,6 milhão de toneladas é a quantidade de chá consumida por ano na China. Os chineses são fanáticos pela bebida, eles até têm cerimônias e festividades dedicadas a ela.

O chá gelado foi inventado nos Estados Unidos

O chá gelado surgiu nos Estados Unidos por volta do século XVIII, no estado da Carolina do Sul. As primeiras receitas eram feitas com chá verde, sendo o chá preto o mais popular hoje em dia. Cerca de 85% do chá consumido nos Estados Unidos é gelado, sendo que é considerado uma alternativa popular às bebidas gaseificadas, especialmente na região sul do país, onde a temperatura é mais alta.

O chá é a terceira bebida mais consumida do mundo

Durante muito tempo, o chá foi a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Porém, posteriormente, a mesma acabou deixando a posição para o café, caindo assim para o terceiro lugar no ranking.