3 chás potentes que podem curar a diarreia

Por Natália Petrin em Saúde

A diarreia tem como principais características o aumento de evacuações, assim como a perda da consistência das fezes. Segundo o Dr. Drauzio Varella, “uma das piores complicações da diarreia é a desidratação. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade”.

Os sintomas da desidratação envolvem boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina. A diarreia pode estar acompanhada ainda de náuseas, vômitos, estômago estufado, urgência em evacuar, dores abdominais entre outros sintomas.

É preciso, entretanto, estar atento aos sinais de alerta, pois, dessa forma, você estará tratando somente a diarreia e não sua causa. Pode ser que haja outras aspectos por trás e, por isso, você não deve descartar uma ida a um médico. Somente um profissional qualificado poderá indicar a causa e o melhor tratamento para esse sintoma.

Se houver febre, diarreia por mais de três dias, fortes dores abdominais ou retais, fezes negras ou com sangue e quaisquer sinais de desidratação, procure um médico com urgência.

Mulher passando a mão sobre a barriga

Foto: Depositphotos

Chás antidiarreicos

Existem alguns chás que podem ajudar a tratar essa condição, ajudando, inclusive, na questão da desidratação.

Chá da casca ou da polpa da maçã

Ingredientes:

– Cascas de 2 maçãs higienizadas ou 1 xícara de lascas da polpa da fruta
– 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Adicione a maçã na forma escolhida e então desligue quando começar a ferver. Tampe o recipiente e deixe em repouso por 10 minutos, coando e consumindo em seguida, sem adoçar.

Chá das folhas ou da polpa da goiaba

Ingredientes:

– 2 ou 3 folhas da árvore ou 1 xícara de lascas da polpa
– 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo adicionando as folhas ou a polpa em seguida. Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo e tampe. Deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos para, em seguida, coar e consumir.

Chá das cascas de romã

Ingredientes:

– 1 xícara das cascas higienizadas de romã
– 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, tampe e desligue, deixando a mistura descansar por um período de aproximadamente 10 minutos ou até amornar. Depois disso, basta coar e consumir.