3 dicas para aprender, fazer e retirar manchas de chá das roupas

Por Katharyne Bezerra em Outros

A correria do cotidiano deixa as pessoas sujeitas a cometer pequenos acidentes. Derramar chá em roupa é um desses desastres mais comuns provocados pela pressa. O pior é que além de correr o risco de se queimar ou machucar outra pessoa, o líquido suja e, por vezes, mancha as roupas dando um certo trabalho para os apressadinhos e atrapalhados que derramam a bebida por cima delas.

Pensando na dificuldade que muitos apresentam na hora de lavar as peças manchadas por esse saboroso líquido, o Chá Benefícios separou receitas básicas e fáceis de fazer, que são capazes de tirar as manchas sem que haja prejuízos para as roupas atingidas. Mas, antes de testar alguma delas, é importante que você leia o conteúdo das etiquetas e veja as instruções de lavagem do produto. Se for possível, teste cada método em uma área de pouca visibilidade, evitando assim danos na peça.

Receitas caseiras para retirar mancha de chá da roupa

3 dicas para aprender, fazer e retirar manchas de chá das roupas

Foto: Reprodução/ internet

Borato de sódio

Isole a mancha da roupa na boca de um recipiente e prenda com uma liga. Em seguida, despeje água bem quente sobre a área atingida, a fim de que o líquido ultrapasse o tecido. Após esse procedimento, adicione em uma xícara de água morna duas colheres de chá de borato de sódio e mexa bem a substância. Deixe a mistura descansar por aproximadamente 10 minutos.

Depois do tempo proposto, despeje a substância na mancha e deixe agir por alguns minutos. Por fim, passe um pano limpo na região até que a mancha vá desaparecendo. Caso a situação não melhore, você pode repetir o procedimento.

Detergente e vinagre

Nesta receita você irá usar o detergente e o vinagre separadamente. Primeiro, misture uma colher de chá de detergente neutro e sem cloro, em um copo de água morna. Em seguida, molhe a mancha provocada pelo chá. Repita esse processo mais de uma vez.

Depois, molhe o mesmo local com vinagre branco e logo após passe novamente o detergente neutro. Molhe a parte da peça que está manchada com água morna e, ao mesmo tempo, passe uma esponja embebida de água limpa. Se por alguma razão a receita não surtir efeito sobre a mancha, você pode trocar o vinagre por um pouco de álcool.

Bicarbonato de sódio

Umedeça a região que você quer limpar com água quente e, em seguida, despeje uma certa quantidade de bicarbonato de sódio, a fim de que toda a parte manchada esteja coberta com o pó e esfregue-a no tecido. Depois, basta esperar que a substâncias seja absolvida pelo pano. Finalize a limpeza com uma lavagem completa da peça, adquirindo um resultado satisfatório.