4 ‘super’ chás que auxiliam contra infecção urinária

Por Michelle Nogueira em Doenças, Saúde

A infecção urinária é bem mais comum nas mulheres do que nos homens. Uma em cada cinco mulheres é afetada por esse transtorno ao menos uma vez por ano. Geralmente, o problema é uma combinação de cistite (infecção na bexiga), e uretrite (infecção da uretra). Isso ocorre porque as bactérias da região anal passam para a uretra, normalmente durante a relação sexual. Esse tipo de doença ocorre com mais frequência depois da menopausa, uma vez que o tecido da vagina e da uretra fica mais fino e mais propenso à infecção.

Os sintomas de tal doença são febre, queimação durante a micção, sensação de que a bexiga está sempre cheia e necessidade frequente de urinar. O tratamento, na maior parte das vezes, é feito com antibióticos, prescritos pelo médico especialista. A medicina natural também possui alguns chás que podem auxiliar como complemento do tratamento. Uma das maiores aliadas no combate a essa doença é a água. Procure beber bastante desse líquido, em média um copo por hora, pois ela irá remover as bactérias e diluir a urina, tornando-a menos irritante.

4 'super' chás que auxiliam contra infecção urinária

Foto: Reprodução/ internet

Chá de alho

O alho contém poderosos ativos antibacterianos, que combatem os germes causadores da infecção urinária. Descasque alguns dentes frescos, esprema-os bem e coloque em uma infusão de água quente por cinco minutos. Você também pode preparar a bebida com uma colher de chá de alho desidratado e misturar em água quente.

Chá de urtiga

A urtiga é diurética e, por isso, aumenta a produção de urina, ajudando assim a eliminar as bactérias do sistema urinário. Use uma colher de chá da erva desidratada e deixe em infusão em uma xícara de água quente. Tome uma xícara por dia.

Chá de equinácea

Essa planta possui propriedades que estimulam o sistema imunológico a combater a infecção e aumentam, ao mesmo tempo, a ingestão de líquidos. Você pode pegar os saquinhos da erva e fazer o chá ou preparar uma infusão com duas colheres de chá da raiz fresca. Beba três xícaras ao dia.

Chá de ligústica

Faça um chá de ligústica (membro da família da cenoura), colocando uma xícara de água fervente sobre duas colheres de chá da raiz desidratada picadinha. Deixe descansar por 10 minutos, e, então, coe e beba. Essa erva possui ativos anti-inflamatórios e antibacterianos.