A origem do chá

Por Natália Petrin em Cultura, Outros

Quem nunca tomou um chá que era bom para isso ou para aquilo, ou simplesmente por ser gostoso e esquentar o corpo nos dias frios? O hábito, muito comum em todo o mundo, vem sendo passado de geração em geração, inclusive à respeito de seus benefícios como plantas medicinais. Mas de onde surgiram os chás?

A origem

Apesar de existirem muitas lendas e crendices à respeito do surgimento do chá, a história mais comum é proveniente da China. De acordo com ela, o Imperador Shen Nung, em torno do ano de 2.800 a.C., tentando evitar as grandes epidemias que aconteciam em seu reino, determinou como lei a fervura da água antes do consumo. Com esse hábito, o imperador costumava ir tomar a água quente embaixo de uma árvore. Durante essas experiências, caíram folhas dentro do recipiente com água que deixaram o sabor diferente, mas ainda agradável. A partir disso, o imperador começou a fazer experiências com outras folhas e plantas e escrever sobre seu sabor e como sentia-se após o consumo.

A origem do chá

Foto: Reprodução

O chá e as diferentes culturas

Além disso, algum tempo depois, os egípcios usavam as plantas na culinária e na medicina, possuindo inclusive algumas receitas que era consideradas muito preciosas. No Japão, a bebida somente chegou no século IX por meio dos monges budistas, e foi neste país que o chá passou a ser parte de rituais religiosos, assim como da educação dos japoneses.

As expedições de Marco Polo e Gaspar da Cruz tornaram possíveis a chegada dos chás na Europa no século XVI. No entanto, o hábito somente se espalhou no século XVII quando a Europa e o Oriente estabeleceram laços comerciais. A bebida tornou-se uma das mais consumidas graças à grande variedade de aromas, sabores e benefícios como ervas medicinais e passou a espalhar-se para o resto do mundo.

O hábito de consumir chás

A partir do século XIX, tornou-se comum em torno de todo o mundo partindo para Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Canadá e diversos países. Esse hábito tornou-se, além de prazeroso, um tratamento medicinal, enquanto no Japão o preparo das bebidas tornou-se uma arte.

Registros escritos

Apesar de muitos acreditarem nas lendas, existem registros escritos do primeiro uso de chá que é datado do século III a.C. na China, onde foi desenvolvido o tratado de Lu Yu – o primeiro tratado sobre chá escrito tecnicamente. Da mesma forma como nas lendas, o país responsável pela introdução dos chás no mundo foi a China.