Alivie a tosse tomando chás

Por Wanessa Galvão em Doenças

Geralmente a tosse surge acompanhando doenças como gripe, pneumonia e a maioria das doenças respiratórias. Isso acontece por que a tosse não é uma doença, ela é um mecanismo de defesa do nosso corpo, assim como a diarreia e as lágrimas que aparecem quando estamos com os olhos irritados. Mas isso não quer dizer que não devemos nos preocupar com ela e sim que devemos direcionar o tratamento para o que causou essa tosse. Como permanecer tossindo não é uma coisa agradável separamos para você a receita de cinco chás que aliviam a tosse de maneira eficaz, mas vale lembrar que a tosse não vai passar totalmente até que a causa dela tenha sido sanada, por isso procure um médico.

Chás contra tosse

Alivie a tosse tomando chás

Foto: Reprodução

Há vários tipos de tosse, a aguda a crônica, a seca, e os chás indicados abaixo aliviam qualquer tipo. Mas é preciso consumir no mínimo três xícaras do chá por dia para que os efeitos sejam sentidos com rapidez. Tome nota:

  • Chá de tomilho – O chá de tomilho é indicado para inalações, sejam elas no aparelho próprio para isso ou de maneira caseira, colocando o chá num recipiente e a cabeça, coberta por uma toalha, em cima. Faça um litro de chá utilizando duas colheres de sopa rasas da erva seca.
  • Chá de eucalipto – Também é indicado para inalações, porém a quantidade de erva usada para fazer o chá deve ser uma colher de sopa para cada litro de água.
  • Chá de macela + gemada – Faça uma xícara de chá de macela e misture com uma gemada enquanto ele ainda estiver bem quente. É indicado para o consumo antes de dormir.
  • Chá de sabugueiro – Esse chá assemelha-se a um xarope, por isso a ingestão recomendada é de duas colheres três vezes ao dia. Mas ele pode ser tomado misturado com leite ou com outro chá de sua preferência. Para fazer: Coloque um litro de água e 1kg de açúcar numa panela e leve ao fogo. Ferva a mistura por dez minutos, acrescente 1kg de bagas de sabugueiro,  ferva por mais quatro minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por duas horas e coe. Pode ser armazenado na geladeira por até cinco dias.
  • Chá de alho – Esse chá combate principalmente a tosse aguda e deve ser consumido sempre morno, por isso não faça em grande quantidade. Deve ser consumido de preferência de manhã e antes de dormir. Para fazer: Descasque e amasse dois dentes de alho e coloque-os numa caneca. Adicione 250ml de água previamente fervida e uma colher de chá de gengibre ralado. Tampe a caneca e mantenha o chá abafado por cerca de três minutos, tome assim que estiver morno. Se preferir adoce com mel.