Aprenda a combinar chás com alimentos

Por Katharyne Bezerra em Degustação

Algumas pessoas acreditam que o chá só deve ser tomado quando se necessita de seus benefícios, mas esta bebida, assim como o café é um excelente acompanhante de refeições. Entretanto, ao contrário deste segundo, o chá tem uma variedade saborosa que certamente cria uma harmonia com os alimentos do dia a dia. Pensando no sabor e também nos benefícios que essas bebidas podem proporcionar à saúde, o Chá Benefícios trouxe uma lista de chás que “casam” perfeitamente com algumas comidas.

Aprenda a combinar chás com alimentos

Foto: Reprodução/ internet

Chá preto

Esta bebida é bem versátil, pois além de combinar com pratos pesados no almoço, também é uma ótima opção para quem deseja ingerir um líquido com sobremesas doces. Sendo assim, se ao meio dia à refeição for à base de carne, molhos diversos, ovos, pratos picantes etc., a dica é investir no chá preto como acompanhante. Pode ser um ótimo pedido para sobremesas feitas com qualquer tipo de chocolate, pois equilibra o sabor dos doces. Só um lembrete, evite tomar no final da tarde ou à noite, pois ele pode atrapalhar o sono.

Chá verde

Sutil, este tipo de chá combina com refeições amenas, sem muitas calorias, mas rica em nutrientes. Pode experimentar o chá verde juntamente com pratos vegetarianos ou com carnes leves, como o frango, peixes e mariscos, a experiência será inesquecivelmente saborosa. É também aconselhável sua ingestão com alimentos muito salgados, pois ele consegue equilibrar essa característica. Com sobremesa, pode ser bem aproveitado com frutas diversas.

Chá oolong

Perspicaz, o oolong cai bem com pratos de carne com sabor de média intensidade, porém é uma ótima opção para queijos e mariscos. Com sobremesa é um ótimo convite para diversos doces, principalmente chocolate, caindo como um “luva” no negro, ao leite e branco. É leve e pode ser ingerido em qualquer momento do dia.

Chá branco

Como é um chá delicado, pede refeições com a mesma característica. Por essa razão, os pratos ideais são os lights e frescos, pois não conseguem alterar o sabor da deliciosa bebida. Pratos vegetarianos, carnes e peixes, tipos de saladas e todas as outras refeições mais amenas são acompanhantes perfeitos para o chá branco. Além disso, é indicado com algumas sobremesas, como bolo, pastelaria e chocolate ao leite.

Chá vermelho

De todos os outros chás da lista, o chá vermelho é o que mais beneficia a saúde no processo digestivo. Por isso, é considerado uma ótima bebida para acompanhar todos os tipos de prato, principalmente os mais pesados como os de carne vermelha, alimentos salteados e fritos. Acompanhando a sobremesa é indicado com todos os tipos de bolo e com chocolate amargo.