Aprenda a deixar tecidos de roupas com aparência de velhos usando chá

Por Ana Ligia em Cultura

Para os amantes da moda vintage, retrô e para os apaixonados por antiguidades, saiba que é possível deixar suas roupas com o tom de uma verdadeira relíquia. O segredo para deixar o tecido com uma aparência mais antiga é tingi-lo com chá caseiro.

Os tecidos de musselina e algodão e de cores claras como branco e bege são os mais adequados a receberem o tingimento. A tonalidade irá variar do tipo de chá, tempo e quantidade usados. Quanto mais sachês forem utilizados, mais profunda será a cor atingida pelos tecidos.

Receita para deixar as roupas com aspecto de velhas

Aprenda a deixar tecidos de roupas com aparência de velhos usando chá

Foto: Depositphotos

Deixar as roupas com um toque de artesanato é uma técnica simples. Saiba como usar sachês de chá para tonalizar os tecidos:

Antes de começar a tingir, lave bem os tecidos que serão utilizados. Procure seca-los em uma temperatura quente (mas não exagere).

Aqueça 10 xícaras de água em uma panela grande até que apareçam bolhas, mas antes de começar a ferver. Desligue o fogo.

Coloque aproximadamente 14 sachês de chá em um balde de plástico. Derrame cerca da metade da água sobre eles.

Ponha o tecido no balde e despeje a outra metade da água quente sobre ele. Misture a infusão com a colher de pau e deixe-a parada por 20 minutos. Quanto mais tempo ficar parada, mais forte será a cor.

Drene o chá do balde. Coloque a toalha antiga juntamente com o tecido na secadora. Seque-os em baixa temperatura. A toalha absorverá qualquer excesso de tintura.