Aprenda a fazer chá para tratar papeira (caxumba)

Por Robson Merieverton em Doenças, Saúde

Certamente você já ouviu falar em papeira, também conhecida como caxumba. A doença está ligada a infecção pelo vírus das glândulas salivares, gônadas e ocasionalmente em outras partes do corpo. Sua incidência é maior em crianças, sobretudo entre aquelas de idade na faixa de cinco a 15 anos, e requer precauções por parte dos pais, já que a papeira é contagiosa. O período de incubação da doença é de cerca de duas semanas.

Sintomas da papeira

Para identificar a incidência da doença nas crianças, basta prestar atenção as glândulas salivares, localizada na lateral do rosto, abaixo da orelha. Geralmente elas ficam um pouco inchadas e doloridas. Outras áreas do corpo também podem ser atingidas. No caso dos homens, após a puberdade, os testículos podem ficar inchados e doloridos. Já nas mulheres, os ovários femininos são afetados, às vezes levando à esterilidade.

Outro ponto que também denuncia a papeira é a elevação da temperatura corporal. Apesar de ser mais comum entre crianças, os bebês são imunes a doença. É bem comum que a maioria das pessoas que desenvolvam a papeira só fiquem doente apenas uma vez na vida. Mas isso não pode ser levado como via de regra, até porque, uma em cada dez pessoas pode apresentar a doença em uma segunda vez.

Transmissão da papeira

Uma das formais mais comuns de contrair a doença é através do contato direto entre uma pessoa contaminada e outra saudável. A transmissão do vírus pode acontecer por pequenas gotas de secreção do muco, liberadas por meio de tosse ou espirro. Após serem lançadas e se espalharem pelo ar, as gotículas se acomodam sobre superfícies de móveis, roupas ou qualquer outro objeto que facilite o contato da pessoa saudável.

Uma maneira bastante eficaz\ de prevenir a papeira é por meio da vacinação. Os casos de contágio após a vacinação são muito raros. Quando eles ocorrem, sua intensidade é tão fraca que por vezes sequer são percebidos. Dependendo do organismo atingido e das complicações acarretadas pela doença, o q inclui a falta de tratamento, ela pode ser fatal.

Aprenda a fazer chá para tratar papeira (caxumba)

Foto: Depositphotos

Para tratar a papeira…

A medicina natural oferece algumas formas de tratar a papeira. Através da substância contida em algumas ervas, o preparo de chás ajuda a reduzir os sintomas e aliviar os incômodos causados pela doença.

Infusão de camomila

A infusão de camomila, ou simplesmente chá de camomila, é uma boa maneira de aliviar alguns dos incômodos trazidos pela doença. Para prepará-la é muito simples. Acompanhe!

Ingredientes

1 saquinho de camomila
1 chávena (de chá) de água
Mel
Gengibre em pó

Modo de preparo

Ferva a água, desligue o fogo e acrescente o saquinho de camomila. Em seguida, deixe repousar por cerca de cinco minutos em um recipiente com tampa. Retire o saquinho de camomila da água, acrescente uma pitada de gengibre em pó e o mel. O chá deve ser tomado ainda morno. Aliado ao tratamento com o chá, recomenda-se que o paciente tenha bastante repouso. Pois isso vai acelerar a cura.