Aprenda a fazer um chá de compostagem

Por Nayla Georgia em Plantas

O processo natural de transformação da matéria orgânica em compostos é chamado de compostagem. Esse processo é feito pelos micro-organismos presentes na própria matéria orgânica, contanto que haja condições de aeração, umidade e temperatura favoráveis. A compostagem é usada como adubo natural pelas plantas e pode ser fabricada organicamente em casa. Uma alternativa, ainda, é o chá de compostagem que vamos ensinar a fazer a seguir.

Chá de compostagem

O chá de compostagem é um composto de nutrientes que vai ajudar a tonificar o solo e melhorar a nutrição das plantas. Em comparação ao chá de adubo, o de compostagem é mais completo e mais eficaz para o trato com as plantas. Para fazer o chá, vamos usar o método indicado no livro Compostagem, de Tim Marshall.

Primeiramente, faça ou compre a compostagem. Adicione-a em um balde ou barril, enchendo até a metade. Complete o restante do balde ou barril com água e deixe de molho por 8 horas – caso esteja agitando regularmente – ou 24 horas – caso agite poucas vezes.

Imagem de mulher regando planta

Foto: Depositphotos

Feito o chá, coloque o conteúdo em um saco de serapilheira e suspenda-o sobre um barril contendo água. No primeiro dia, agite esse saco três vezes, nos outros dias agite uma vez. Passado uma semana, o chá de compostagem estará pronto para uso.

Como usar?

Para fazer uso desse chá, decante em um regador ou garrafa de borrifar. Observe se a coloração está amarelo âmbar claro e, se não, dilua em água destilada. Regue ou borrife o líquido por todo o jardim, com o cuidado de não usar em dias muito quentes ou muito frios. Dê preferência para usar o chá somente no período de crescimento das plantas.

Fique atento!

  • Jamais beba, respire ou utilize de outra forma que não a indicada, o chá de compostagem. Ainda que não seja tóxico, não é indicado para o contato com humanos, mas direcionados para as plantas.
  • Usar luvas para manusear o líquido e aplica-lo nas plantas.
  • Se tiver problemas respiratórios, evite inalar o chá de compostagem.
  • Para fazer o chá, não use água com cloro. Dê preferência à agua destilada ou de fonte limpa.
  • Não guarde o chá em um recipiente selado, pois se estiver fermentado poderá explodir a embalagem.