Aprenda a fazer um poderoso chá tranquilizante

Por Anderson Pereira em Plantas

Quando se pensa em alternativas naturais para se acalmar, vem logo a cabeça os chás. Entre os mais populares estão o de alecrim, erva cidreira, passiflora, alecrim, maracujá e o famoso chá de camomila. Apesar de serem os mais falados por aí, eles não são os únicos que são ótimos para acabar com a ansiedade ou insônia, você sabia que o chá das folhas da laranjeira também é um poderoso agente calmante? Confira a seguir todos os seus benefícios e como preparar o chá.

Benefícios do chás de laranjeira

Assim como as flores da laranjeira, suas folhas tem um efeito calmante, o que faz o seu chá indicado em casos de insônia, estresse, ansiedade e nervosismo de uma maneira geral. Além disso, ele também ajuda no alívio de dores e de seus sintomas, reduz a enxaqueca, alivia as cólicas menstruais e previne algumas infecções comuns.

Aprenda a fazer um poderoso chá tranquilizante

Foto: Pixabay

Receita do chá

Ingredientes:

– 5 folhas de laranjeira
– 1 litro de água
– Açúcar, adoçante ou mel (opcional)

Preparo:

Lave bem as folhas e, em seguida, as rasgue em pequenos pedaços. Adicione água junto as folhas em uma chaleira ou panela, e deixe no fogo até que a água comece a ferver. Após desligar o fogo, feche ou abafe a panela e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe o chá e o tome ainda morno. Você pode adicionar açúcar, adoçante ou mel para deixar o chá ainda mais saboroso.

Devem ser tomadas de duas a três xícaras do chá ao longo do dia, dependendo da sua necessidade. Caso você tenha insônia, é recomendado que se tome uma pequena porção da bebida uma hora antes de ir se deitar. Para aliviar as cólicas, o chá deve começar a ser ingerido dias antes do período menstrual.

Dica: Caso você não ache uma laranjeira tão facilmente, você pode tentar comprar as folhas em algumas lojas de chá ou então ir a uma quitanda ou feira, e comprar algumas laranjas que ainda estejam com as folhas