Aprenda a fazer uma deliciosa e impecável xícara de chá

Por André Luiz Melo em Cultura, Degustação, Plantas

Muito se fala sobre os benefícios e propriedades dos chás para combater inúmeros problemas de saúde e melhorar o funcionamento do organismo humano. Entretanto, além deste aspecto, há algo essencialmente importante sobre os chás e que muitas pessoas não atentam: sobre a forma correta de preparar um chá, seja ele de saquinho ou puro da erva.

Imagem de chá sendo despejado em caneca

Foto: Pixabay

Preparando o chá de saquinho

Em uma chaleira elétrica ou convencional de forno, ferva a água conforme a quantidade desejada a preparar o chá. Em seguida, desligue a tomada ou mesmo o fogão. Coloque um pouco de água quente na xícara para enxaguar e purifica-la retirando as impurezas.

Feito isso, acrescente o restante da água quente e o saquinho da erva desejada para o preparo do chá, de modo que o líquido preencha cerca de 4/5 da xícara. Caso queira, deixe um espaço para adicionar leite. Depois, o chá deverá entrar em infusão por um período de três a cinco minutos. Ao final, retire o saquinho e adoce a bebida a gosto.

Fazendo o chá puro da erva

Coloque água na chaleira e ferva da mesma forma que no passo a passo anterior. Ao notar que o líquido entrou no ponto de ebulição, desligue e imediatamente despeje a água fervendo em um bule. Enxague-o com a água quente para purificar e retirar as impurezas.

Depois, ferva na chaleira mais um pouco de água conforme a quantidade desejada a preparar o chá. Ao notar que o líquido atingiu o ponto de fervura, despeje no bule e coloque as ervas deixando-as em infusão por, no máximo, 12 minutos. Ao final, coe e adoce sua bebida a gosto.