Aprenda a preparar o refrescante e saboroso chá de menta marroquino

Por Débora Silva em Plantas

No Marrocos, uma prática bastante comum é a ingestão do chá de menta, que chega a ser consumido cinco ou seis vezes ao dia. Além de saboroso e refrescante, o chá de menta marroquino possui algumas propriedades terapêuticas que proporcionam diversos benefícios à saúde.

O chá marroquino é a bebida mais ingerida naquele país, fazendo parte da tradição. Neste artigo, saiba mais sobre esta bebida e conheça a sua receita.

Os benefícios do chá de menta marroquino

O chá de menta faz parte da cultura e estilo de vida dos marroquinos há séculos e, além de ser um ritual delicioso utilizado no convívio social, a bebida proporciona muitos benefícios à saúde, incluindo a melhora do processo de digestão, o alívio do mal estar provocado pela má digestão e o combate a dores de cabeça e estados de nervosismo, devido à sua ação analgésica. Segundo alguns estudos, o chá de menta também pode auxiliar no tratamento de asma e alergia.

Aprenda a preparar o refrescante e saboroso chá de menta marroquino

Foto: Reprodução/ internet

O chá de menta marroquino é uma bebida bastante consumida naquele país: são cinco ou seis vezes ao dia. Símbolo da hospitalidade marroquina, o chá de menta pode ser servido quente, morno ou frio, sendo que normalmente a bebida vem com uma grande dose de açúcar.

O hábito de beber chá de menta é mais comum no norte de Marrocos; já no Sul do país, é comum a ingestão do chá verde.

Receita do chá de menta marroquino

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de mistura de chá verde;
– 2 colheres de sopa de açúcar;
– 1 molho de hortelã;
– 5 xícaras de água fervente.

Modo de preparo:

Coloque as folhas de chá verde no bule (se não tiver um marroquino, use um que possa ir ao fogo). Ferva a água à parte. Coloque apenas uma xícara de água fervente no bule. Deixe o chá imergir durante 30 segundos.

Coloque o chá num copo ou numa xícara e reserve. Despeje outra xícara com água fervente no bule e agite o recipiente, com movimentos circulares, durante 5 segundos. Jogue essa água fora.

Junte a hortelã, o açúcar, o primeiro copo de chá no bule e encha até o topo com água fervente. Coloque o bule no fogão, em fogo médio, e depois reduza para fogo brando durante 5 minutos.

Retire do fogo e sirva uma xícara ou um copo do chá. Volte a colocar o líquido desse copo no bule e mexa. Repita o processo mais duas vezes. Decore com algumas folhas de hortelã e sirva.