Aprenda a se livrar da retenção de líquidos tomando chás

Por Anderson Pereira em Saúde

A retenção de líquidos nada mais é do que um inchaço no corpo ou em alguma parte dele, que é provocado quando um líquido sai dos vasos sanguíneos e vai parar no tecido subcutâneo. Esse líquido provoca um aspecto inchado na pele, que é facilmente identificado por acessórios de vestuário ou até mesmo com a pressão de nossos dedos sobre a pele, que acaba deixando alguma marca.

Principais causas

A lista das causas é bastante extensa: variações de pressão sanguínea, baixa quantidade de proteínas no sangue, problemas vasculares ou circulatórios, problemas na tireoide, altas temperaturas, inflamações, ingestão excessiva de remédios para hipertensão, ingestão excessiva de sódio, alterações hepáticas, renais ou cardíacas.

Como diminuir a retenção

Uma série de medidas e mudanças podem ajudar tanto a diminuir como a prevenir os inchaços, a exemplo de aumentar o consumo de água, sendo recomendada a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia. Evitar o consumo excessivo de alimentos com muito sódio como os enlatados, embutidos e qualquer alimento que tenha muito sal.

Aprenda a se livrar da retenção de líquidos tomando chás

Foto: Reprodução/ internet

Alguns chás têm o poder diurético, ou seja, auxiliam na desintoxicação dos rins e previnem a retenção de líquidos. Alguns desses são o chá verde, branco e preto, chá de carqueja, hibisco, chá de casca de maçã com canela, chá de cavalinha e dente de leão.

Receita de chá ‘mix’ conta a retenção de líquidos

Ingredientes:

– Meia xícara de chá de cevada
– 1 litro de água
– 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
– 1 colher de sopa de tanchagem seca
– 1 colher de chá de curcuma em pó

Modo de preparo:

Ponha a cevada e a água em uma panela e em seguida leve ao fogo, tampe, espere ferver e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Coe a mistura e guarde a cevada, que pode ser consumida no café da manhã juntamente com cereais ou ainda utilizada para fazer sopas ou molhos. Coloque a água da cevada na panela novamente e adicione o gengibre, a tanchagem e a curcuma. Após chegar no ponto de fervura, deixe cozinhar por 20 minutos.

Coe a mistura em uma peneira e em seguida em um coador de café para que não sobre nenhuma partícula sólida. Deixe o chá esfriar e está pronto. Você deve tomar três xícaras por dia até que alcance o resultado desejado. Se quiser você pode ainda acrescentar suco de limão e mel para deixar o chá mais saboroso. O mesmo deve ser conservado na geladeira por até três dias.

Atenção: Esse tipo de chá não é recomendado para gestantes.