Aprenda a utilizar os chás para turbinar sua dieta

Por Katharyne Bezerra em Emagrecimento, Plantas

Todo mundo sabe que não existe milagre para emagrecer, então é preciso se esforçar para obter os resultados desejados. Sendo assim, é importante ter uma alimentação saudável, que deve estar combinada à atividades físicas diárias.

Além disso, outro fator que tem ganhado destaque nas dietas é o consumo de chás, pois têm se mostrado eficazes na “luta contra a balança” além de serem totalmente naturais.

O melhor desta técnica é que o consumidor pode escolher quais bebidas vão ser adicionadas à dieta, tendo em vista que cada erva age de forma diferente no organismo. Por exemplo, existem chás para controlar o apetite, enquanto outros auxiliam na queima da gordura localizada.

Aprenda a utilizar os chás para turbinar sua dieta

Foto: depositphotos

Há também bebidas capazes de eliminar toxinas, melhorar a digestão e ainda as que conseguem oferecer disposição durante o dia para a realização dos exercícios. Sendo assim, basta escolher qual se encaixa às necessidades do organismo, prepará-lo e aproveitar os resultados surpreendentes na dieta.

Chás que turbinam a dieta

Canela e gengibre

Esta bebida é três em um, pois ela é capaz de oferecer três benefícios distintos ao organismo. O chá preparado com canela e gengibre pode acelerar o metabolismo, queimar a gordura e ainda dar disposição ao corpo.

Por esta razão, é ideal para quem precisa de um estímulo a mais para praticar atividades físicas e também para aqueles que encontram dificuldades na redução de gordura.

Para conseguir êxito na dieta usando este chá, é preciso colocar no fogo cinco litros de água potável, um pau de canela e duas rodelas de gengibre. Depois que todos os ingredientes ferverem, a panela deve ser retirada do fogão e abafada por cinco minutos.

Após o tempo determinado, é preciso coar e assim o chá vai estar pronto para o consumo. Vale salientar que a bebida pode ser consumida de manhã ou a tarde, o período noturno deve ser evitado, pois inibe o sono.

Chá verde

Assim como a bebida anterior, o chá verde também possui benefícios versáteis. Isto porque, este líquido é rico em antioxidantes e por isso é capaz de combater os radicais livres, causadores de envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Além de reduzir a retenção de líquidos, ou seja, eliminar todas as toxinas existentes no organismo e evitar a má digestão, pois consegue melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Todos estes efeitos benéficos podem ser alcançados através do preparo feito com um litro de água e duas colheres (de sopa) da erva. Deve-se colocar tudo em um recipiente e levar ao fogo alto.

Depois que ferver, guardar a infusão por cinco minutos. Em seguida, coar a bebida e servir. O ideal é consumir até três xícaras por dia, mas evitar a noite devido à presença de cafeína que pode provocar insônia.

Carqueja

Se o consumidor tem problema em eliminar as toxinas do corpo, ele deve apostar no chá de carqueja. Pois, além deste benefício, esta bebida também consegue melhorar o processo de digestão, reduzir os gases intestinais e ainda controla as taxas de colesterol ruim(LDL) do sangue.

Sendo assim, é indicado o preparo desta bebida com duas colheres (de sopa) e um litro de água fervente. Deixar o recipiente com os ingredientes tampado por aproximadamente 10 minutos e, em seguida, coar a bebida. Deve-se consumir até três xícaras por dia, principalmente entre as refeições.

Erva-doce

Uma dieta só é eficaz se o indivíduo diminuir a quantidade de vezes que se alimenta por dia. Isto não quer dizer que ele tenha que se alimentar menos, mas deve controlar as quantidades de refeições ou mini-refeições que faz durante o dia.

Uma maneira de conseguir isto sem sacrifício é consumindo o chá de erva-doce, pois esta bebida consegue controlar a ansiedade e o estresse, dois sentimentos que aumentam a fome compulsiva. Desta maneria, basta preparar a bebida com um sachê da erva em uma xícara de água quente.

Deixar os ingredientes em infusão por cinco minutos e consumir logo depois do tempo determinado. A dica com relação ao consumo é beber o chá entre as refeições e não há contraindicação com relação ao horário, tendo em vista que esta bebida durante a noite é também benéfica, pois aumenta a qualidade do sono.