Aprenda a beber o chá verde de forma correta

Por Katharyne Bezerra em Degustação, Saúde

Conhecido pelas propriedades emagrecedoras, o chá verde é ideal para quem deseja perder peso de forma saudável e ainda assim prevenir o organismo de determinadas doenças. É também considerado anticancerígeno e anti-inflamatório. Além disso, pode ser usado para promover uma pele bonita e jovem, evitando o envelhecimento das células e o processo de oxidação que elas passam. Excelente para o coração, ainda contribui para otimizar a memória.

Dicas para melhorar o consumo do chá verde

O chá verde possui um gosto amargo e isso faz com que muitas pessoas desistam de tratamentos à base desta bebida. Entretanto, existem formas de melhorar este sabor e elas só dependem do modo de preparo da infusão. Por essa razão, o primeiro passo é escolher bem as folhas para a preparação. Chás de saquinho não possuem as mesmas qualidades que as folhagens soltas, assim é preferível comprar este ingrediente desta segunda forma.

Após a seleção das folhas, o passo seguinte é colocá-las junto à água fervente. O recipiente escolhido deve ter tampa, para que os ingredientes fiquem em infusão por até 10 minutos. Em seguida, a bebida estará pronta para o consumo. Não é aconselhável adicionar açúcar ou adoçante no chá, isso porque esses elementos acabam diminuindo as qualidades do líquido.

Imagem de mulher tomando chá

Foto: Depositphotos

Entretanto, se o indivíduo não está acostumado a consumir bebidas sem adoçantes e, por isso, o chá verde parece muito amargo, a dica é acrescentar uma rodela de limão para alternar o sabor. Além disso, ele pode ser combinado com biscoitos, bolos light etc. Outras formas de melhorar o sabor desta bebida e mesmo assim não perder suas propriedades é acrescentando cascas de abacaxi, manga e outras frutas que vão depender do paladar do consumidor.

O ideal é consumir até três xícaras da bebida por dia e distribuir essa quantidade ao longo do dia, deixando os períodos noturnos de fora para que o chá verde não atrapalhe o sono.

Contraindicações e efeitos colaterais

Hipertensos, isto é, pessoa com pressão alta, não devem fazer uso chá verde. Isto porque esta bebida acelera as palpitações cardíacas e também a pressão, consequentemente, é capaz de levar o paciente à uma crise. Apesar de benéfico, se o chá for ingerido em excesso pode causar insônia, uma vez que cafeína é uma de suas propriedades. Além disso, pode provocar irritabilidade e piorar problemas estomacais, como é no caso da gastrite.