Aprenda como organizar e executar uma festa de chá

Por Katharyne Bezerra em Cultura, Degustação

O chá, por si só, é uma bebida que já carrega consigo um aspecto de requinte e sabor marcante. Por isso, quando alguém deseja realizar um encontro íntimo com poucos amigos, por exemplo, uma festa do chá pode se tornar a opção ideal para celebrar tal reunião. E o melhor: para preparar um evento desse tipo não é preciso investir muito dinheiro. É necessário apenas que o organizador dedique um certo tempo do seu dia para que o encontro reservado seja aconchegante, saboroso e bem divertido para todos os convidados.

Preparando uma festa de chá

Antes de pensar em quais chás vão ser oferecidos, em qual lugar da casa vai ocorrer a recepção ou quais comidas vão ser servidas, é preciso atentar sobre a quantidade de convidados. Este número será essencial para o desenrolar dos demais preparativos. Portanto, papel e caneta na mão para listar os amigos queridos que irão participar da sua reunião.

No entanto, é preciso atentar a lista das pessoas que farão parte da sua rede de convidados. Geralmente, as festas de chá são organizadas para um público pequeno, inferior a 10 pessoas. Isso porque o objetivo é que o anfitrião possa desfrutar de um momento aconchegante e íntimo com os convidados. Para poder conversar e dar a devida atenção aos presentes de forma igualitária.

Imagem de mesa para reunião de chá da tarde

Foto: Depositphotos

Horário, lugar e convites

Depois de decidir quais serão seus acompanhantes nesta reunião, é hora de decidir o horário e local. Normalmente, estes eventos do chá começam no final da tarde, em torno das 16h. Já com relação ao local, este vai depender do clima. Caso esteja um dia ensolarado, o jardim ou quintal podem ser espaços ótimos para receber os convidados. Mas, se estiver chuvoso é melhor não arriscar e acolhê-los dentro de casa.

Definidas as ações acima mencionadas, é hora de usar a criatividade na produção dos convites. Eles podem ser feitos à mão ou digitalizados. Há também a opção de comprar já prontos, isso se você não estiver com muito tempo para produzi-los manualmente. Se preferir, ao invés de fazer algo mais tradicional, poderá optar por um meio mais moderno, como telefonema ou e-mail.

Escolha de sabores de chás e alimentos

É importante selecionar sabores conhecidos e que costumam agradar aos mais variados paladares. Deixe, pelo menos, três sabores disponíveis para os convidados. Além disso, alguns itens também devem estar a disposição dos presentes, como açúcar, mel, adoçante, limão, leite etc. Para acompanhar o chá é indicado que o anfitrião sirva biscoitos, bolos, pães de queijo, sanduíches etc. Assim, todos podem se divertir e desfrutar de um lanche bem saboroso.