Aprenda como regenerar seu fígado

Por Natália Petrin em Saúde

Uma pesquisa apresentada no Congresso Anual de Estudos para o Fígado, na Ásia, mostrou ser possível devolver a saúde ao órgão mediante uma dieta especial, assim como tratamento. A planta cardo mariano pode ser usada para o tratamento, confira.

Benefícios para o fígado

O cardo mariano, de nome científico Silybum Marianum, é uma planta medicinal muito antiga, usada há pelo menos 2 mil anos para o tratamento de diversas doenças, envolvendo, inclusive, os problemas hepáticos.

Oriundo das regiões do Mediterrâneo e do Sudoeste da Europa, a planta tem os primeiros vestígios de uso para fins medicinais datados do século I d.C., quando já era indicada, junto ao mel de abelha, para tratamento dos problemas do fígado.

Aprenda como regenerar seu fígado

Foto: Reprodução/ internet

Rica em antioxidantes e silimarina, a planta ajuda a fortalecer o órgão, inclusive daquelas pessoas que tem problemas com o álcool, ou ainda pacientes que sofreram com hepatites.

Sua ação promove ainda a estabilização das membranas das células do órgão, promovendo uma regeneração acelerada dos tecidos danificados. A planta, no entanto, não atua somente no fígado, mas também nos rins, pâncreas e o cérebro, sendo usada por cada vez mais pacientes, inclusive aqueles que fizeram uso por tempo prolongado de antibióticos muito fortes.

O consumo é indicado ainda para aqueles que sofrem com a cirrose, hepatite C, câncer, problemas nos níveis de glicemia, colesterol alto, dispepsia, entre outros.

Efeitos colaterais

Quando não consumida nas doses indicadas, a planta pode trazer efeitos colaterais, como indigestão, dor de cabeça, acidez estomacal, gases, diarreia, dores articulares e coceira.

Contraindicações

A planta é contraindicada para pacientes que têm alergia às margaridas, alcachofra ou kiwi, mulheres gestantes ou em fase de lactação, pacientes com diabetes ou hipoglicemia – uma vez que reduz os níveis de açúcar no sangue –, e mulheres que fazem uso de anticoncepcionais orais, pois a planta pode reduzir a eficácia do medicamento.

Alimentos

Existem ainda alguns alimentos que ajudam a regenerar o fígado, principalmente após a ingestão excessiva de álcool ou de hidratos de carbono e gorduras. Segundo nutricionistas, alguns alimentos, atuando em conjunto, têm o poder de limpar o fígado, principalmente vegetais escuros, como é o caso da couve, brócolis e agrião. As carnes magras são ricas em leucina, e a lentilha, feijão branco e grão-de-bico são ricos em cisteínas, que são aminoácidos que atuam no fortalecimento das enzimas responsáveis por limpar o organismo e ajudar a regenerar o fígado.

Chá para regenerar o fígado

Para preparar o chá, você vai precisar de:

– 1 colher de chá dos frutos de cardo mariano esmagados

– 1 xícara de água

Leve a água ao fogo e, quando começar a ferver, desligue. Em uma xícara, coloque os frutos esmagados e em seguida jogue a água fervente por cima. Tampe e deixe a mistura descansar por aproximadamente 15 minutos, e então coe e consuma. A dose indicada é entre 3 e 4 xícaras ao dia.