Aprenda como servir chá corretamente

Por Katharyne Bezerra em Cultura, Degustação

Beber chá e socializar com amigos é uma ótima pedida para qualquer dia e horário. Mesmo que seja melhor ingerir infusões em tempos frios, uma xícara desta bebida pode se tornar um excelente convite de encontros em dias quentes. Para isso ocorrer, basta apenas saber combinar os sabores dos chás e outros elementos para acompanhá-los.

Preparar as infusões, comidas e também o ambiente, fazem parte de quem deseja receber convidados e servi-los de forma apropriada. Se você pretende elaborar uma reunião neste estilo, é preciso ficar atento a alguns aspectos antes de lançar os convites aos amigos.

Passo a passo para servir chás

Imagem de xícara de chá em mesa de comidas

Foto: Depositphotos

Escolha dos sabores das bebidas

Dependendo da quantidade de pessoas convidadas, você deve ter disponível mais de um tipo de chá, dois no mínimo. Os mais queridos são de camomila, erva-doce, boldo, hortelã, preto e etc. Escolha sempre fazer as infusões com as folhas das ervas naturais. Todavia, se não for possível opte pelos chás de saquinhos que vendem em supermercados.

Itens secundários para serem servidos

Claro que a “estrela” da reunião é o chá, mas você pode deixar à disposição dos convidados outros elementos para serem inseridos na bebida. Açúcar, mel, adoçante, creme, leite e até limão. Todos estes itens vão dá espaços para as pessoas presentes escolherem a forma de tomar seus chás, pois cada um tem uma preferência de sabor.

Comidas podem acompanhar os chás

Apostar em comidas é uma ótima ideia para deixar os convidados à vontade. Pães podem ser oferecidos com queijo quente, geleias, pastas de amendoim ou chocolates. Corte-os em pedaços menores e distribua-os em uma bandeja para compor à mesa. Além disso, bolos também podem ser uma opção saborosa para acompanhar os chás. Os sabores podem variar, entre milho, cenoura etc. Biscoitos, frutas secas e pedaços de queijos também são opções possíveis para agradar os convidados.

Outras importantes dicas

Vale ressaltar o cuidado que se deve ter ao servir o chá, pois este não deve está nem frio, a fim de estragar o sabor da bebida, e nem quente para não queimar os convidados. Já se o chá for gelado, que este possa ser servido neste estado e é bom que o anfitrião deixe à disposição gelo na mesa para que os convidados possam se servir.

Outra questão é sobre o espaço a ser escolhido para abrigar os convidados. O mais divertidos seria ao lar livre, próximo à natureza. Caso não seja possível, crie um ambiente confortável e climatizado dentro da própria casa.