Aprenda a fazer sem erros o chá de hortelã ou menta

Por Natália Petrin em Plantas

De nome científico mentha piperita, a hortelã funciona como um medicamento natural que, segundo um estudo, ajuda a diminuir o consumo diário de calorias. O estudo, realizado pela Wheeling Jesuit University teve a participação de 27 adultos em um período de 5 dias. Com a inalação do óleo de menta a cada duas horas, notou-se que consumiam algo em torno de 350 calorias a menos, durante o dia todo, do que os que não inalavam. Esse mesmo resultado foi observado em participantes que apenas mascaram as folhas de hortelã ou chicletes de menta. Com isso, concluiu-se, portanto, que a hortelã-pimenta ajuda a reduzir o apetite e, consequentemente, eliminar alguns quilos.

Outros benefícios

O vapor da hortelã ajuda a aliviar constipações e tosses devido ao mentol, substância que também ajuda a combater os vírus e bactérias do organismo. O chá feito com essa erva ajuda na digestão, ajudando também a tratar a diarreia, cólicas e dores de barriga. É rica em vitaminas do complexo B, potássio e cálcio, e quando usada para gargarejo, ajuda ainda a melhorar o hálito e aliviar dores de garganta.

O chá de hortelã ajuda ainda a manter a atenção e o foco, assim como diminuir a ansiedade, atuando como um excelente calmante natural. Ajuda também a prevenir resfriados, proteger contra o câncer, limpar o sangue, melhorar a textura da pele, remover as toxinas do corpo e proteger os dentes e as gengivas.

Xícara de chá de hortelã

Foto: Depositphotos

Modo de preparo correto

Quando preparado como uma infusão, além de não perder suas propriedades, o chá de hortelã é bastante seguro e contém aroma e sabor bastante agradáveis, podendo ser consumido quente ou frio. É importante, entretanto, que seja preparado corretamente para que não seja uma quantidade baixa ou alta demais da erva. Mas qual a forma correta de preparar? Confira!

Ingredientes:

– 1 colher (de sopa) de folhas de hortelã miúdas frescas
– Meio litro de água

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque as folhas rasgadas e reserve. Em outro, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue o fogo e jogue a água por cima das folhas e tampe, deixando repousar por um período em torno de 15 minutos. Depois disso, basta coar e consumir. Você pode consumir quente, imediatamente, ou gelado, preferencialmente sem adoçar, já que o sabor é bastante agradável mesmo sem a presença de açúcares, e que estes podem acabar interferindo nos benefícios desse medicamento natural.