Aprenda receita de chá para combater enjoo na gravidez

Por Nayla Georgia em Saúde

Enjoos, sobretudo matinais, são uma realidade constante na vida de aproximadamente três milhões de brasileiras gestantes. Em casos mais graves, as futuras mães chegam a perder peso por não conseguirem reter os alimentos no estômago, acarretando até mesmo quadros de desidratação. Mamãe, a nutricionista Bela Gil descortinou em seu canal no YouTube uma solução caseira para aliviar o desconforto, uma receita natural e eficaz.

Chá para combater enjoo matinal

O limão, por ser uma fruta cítrica, aumenta a acidez do corpo da gestante e facilita a digestão – reduzindo, pois, os sintomas de mal-estar. Junto ao gengibre, que é tão eficaz quanto a piridoxina no combate a enjoos na gravidez, faz-se um chá excelente para esse problema que acomete tantas mamães.

Para fazer essa infusão, esprema um limão pequeno e coloque seu sumo para ferver por alguns minutos com uma xícara de chá de água e alguns pedacinhos de gengibre. Retire do fogo, coe e deixe a bebida esfriar antes de beber.

Aprenda receita de chá para combater enjoo na gravidez

Foto: Depositphotos

Fique atenta às contraindicações

Em muitos casos é vetado às gestantes e lactantes o uso de chás, especialmente se não há acompanhamento médico indicando as bebidas que podem ou não ser consumidas. Tendo isso em mente, é importantíssimo conversar com seu obstetra sobre o uso do chá para tratar enjoos.

Em alguns casos, o gengibre pode ser nocivo para o desenvolvimento do bebê nos primeiros meses da gestação. Situações mais graves apontam o risco de sofrer um aborto causado pelo consumo do gengibre caso a mãe tenha histórico de pressão alta ou problemas vasculares como a coagulação sanguínea. A recomendação, entretanto, é de conversar com seu médico sobre métodos naturais para o bem-estar.

Acabando com os enjoos no dia a dia

  • Faça refeições fracionadas. No começo da gestação a digestão fica mais lenta, contribuindo para o enjoo e a expulsão dos alimentos ingeridos.
  • Não atravesse longos períodos sem se alimentar, isso promove a sensação de enjoo. Não coma logo antes de se deitar, pois o sono desacelera o nosso metabolismo.
  • Coma biscoitos de água e sal antes de sair da cama, pois estômago vazio é porta de entrada para o enjoo. Beba muita água.
  • Escreva um diário constando todos os alimentos que a enjoam. Dessa forma ficará mais fácil evitá-los.