Aprenda receitas de chá para tratar refluxo

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas, Saúde

Existem dois tipos de refluxo, o fisiológico, acometido naturalmente através do consumo de alimentos gordurosos ou com índices de cafeína; e o gastroesofagico, causado pelo mau funcionamento esfíncter esofágico inferior, que impede o bolo alimentar de voltar para o esôfago.

Apesar de não se tratar de um problema grave, o refluxo é incômodo e causa a sensação de queimação, mais conhecida como azia.

Além disso, é um distúrbio que pode acometer todas as pessoas, independentemente da idade. Em outras palavras, tanto o bebê como um idoso podem sofrer com o refluxo.

Como é um problema que incomoda, as pessoas tendem a procurar tratamentos que combatam a queimação. Para isso, existem medicamentos vendidos em farmácias, mas também há a possibilidade de eliminar o distúrbio através de chás naturais e caseiros.

Chás que tratam o refluxo

A própria água quente é uma maneira de neutralizar o pH estomacal, por isso quando for preparar os chás é interessante consumi-los ainda morno, pois a temperatura da bebida somada aos benefícios das ervas e especiarias são capazes de eliminar o refluxo com mais agilidade. As bebidas que conseguem esse efeito são:

Chá de gengibre

aprenda-receitas-de-cha-para-tratar-refluxo-gengibre

Foto: Pixabay

Por ser uma especiaria capaz de auxiliar o sistema digestivo, o gengibre é um ingrediente ideal para eliminar o refluxo. Além disso, esta bebida consegue evitar gases, estufamento e a má digestão.

Para prepará-lo, basta ferver três pedaços de gengibre em um litro de água durante 10 minutos. Em seguida, coar e consumir.

Chá de aloe vera (babosa)

aprenda-receitas-de-cha-para-tratar-refluxo-babosa

Foto: Pixabay

Favorável no tratamento de diversos tipos de problemas digestivos, a babosa é uma planta que inibe a acidez do sistema digestivo. Também trata diarreias e úlceras no intestino.

Apesar do gosto ruim, o chá desta planta trata  refluxo com agilidade. Quem deseja usá-lo, deve cortar a babosa em pedaços pequenos e deixar ferver por 10 minutos em um litro de água. Depois é só coar e beber, sem adicionar açúcar ou qualquer outro adoçante.

Chá de camomila

aprenda-receitas-de-cha-para-tratar-refluxo-camomila

Foto: Pixabay

Acalma as atividades do estômago, alivia enjoos, trata úlceras estomacais e, claro, elimina a azia.

Todos esses benefícios podem ser encontrados no chá de camomila que é feito com duas colheres (de sopa) da erva e uma xícara de água fervente. Através da infusão das folhas na água por aproximadamente 10 minutos, o organismo pode ficar livre deste problema.

Chá de erva cidreira

aprenda-receitas-de-cha-para-tratar-refluxo-cidreira

Foto: Pixabay

Além de tratar o refluxo, o chá de erva cidreira também previne outros distúrbios digestivos, como os gases. Fácil de preparar, a receita três colheres (de chá) das folhas da planta e uma xícara de água fervente.

Depois de obter os ingredientes, basta misturá-los e tampar o recipiente durante 10 minutos, no máximo. Em seguida, coa-se a bebida e ingere.