Aprenda receitas de chás potentes contra a diarreia

Por Michelle Nogueira em Doenças, Outros, Saúde

A diarreia pode ser ocasionada por fatores externos, como a ansiedade e o estresse, problemas relacionados à alimentação, bactérias ou infecções virais. Caracteriza-se pelo aumento do número de evacuações no dia, com as fezes inconsistentes e aguadas. Deve-se estar atento, pois a diarreia pode ser indício de doenças mais graves, como úlcera ou câncer.

No caso de diarreia simples, sem sangue ou outros sintomas, a principal complicação derivada é justamente a desidratação. Os adultos geralmente são mais resistentes, mas idosos, crianças e bebês exigem atenção redobrada. Ao primeiro sinal desse mal, alguns chás naturais podem ajudar a tratar essa doença. Mas se perceber que mesmo tomando esses remédios caseiros a diarreia persiste, procure um médico imediatamente.

Aprenda receitas de chás potentes contra a diarreia

Foto: Reprodução/ internet

Chá de broto de goiabeira e romã

Em uma vasilha de louça ou de vidro, adicione meia xícara de broto de goiabeira, uma xícara de casca de romã e quatro colheres de sopa de tília. Então, despeje um litro de água fervente e tampe a vasilha até o chá esfriar.

Quando frio, coloque uma colher de chá de sal marinho e duas colheres de sopa de mel. Coe, e beba cerca de uma colher de sopa a cada 20 minutos.

Chá de casca de carvalho e camomila

Coloque em uma panela (de preferência de vidro) um litro de água. Quando estiver fervendo, adicione quatro colheres (sopa) de casca de carvalho, quatro colheres de sopa de camomila e quatro colheres de sopa de broto de goiabeira. Aguarde por, em média três minutos, então desligue o fogo e deixe amornar. Após isso, acrescente uma xícara de carvão vegetal moído (bem fino, como pó), e coe.

Beba três colheres de sopa desse chá, de hora em hora. Lembre-se de agitar bem a vasilha antes de servir.

Chá de rosa-branca e malva

Em uma vasilha com três xícaras de água fervendo, coloque uma colher de sopa de rosa-branca, uma colher de sopa de malva e uma colher de sopa de tília. Espere esfriar, coe, e então divida novamente em três xícaras. Para cada xícara desse chá, adicione uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de maisena ou araruta, no momento de servir. Misture bem e beba imediatamente.