Apresentamos o ‘poderoso’ chá anti-obesidade de alcachofra; conheça

Por Michelle Nogueira em Doenças, Emagrecimento, Saúde

A obesidade é retratada pelo excesso de gordura no indivíduo. Suas causas podem variar, como o sedentarismo, o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares e gorduras, disfunções hormonais, problemas na tireoide ou emocionais. Pode surgir em qualquer idade, tanto na infância, quanto na adolescência ou fase adulta, e se não tratada, pode evoluir para problemas maiores como a diabetes, hipertensão, artrose, apneia do sono ou doenças cardiovasculares, por exemplo.

Como saber se estou acima do peso?

Para saber se seu Índice de Massa Corporal (IMC) está acima ou abaixo da média, você deve dividir seu peso (em quilogramas), pela altura (em metros) ao quadrado. Dessa forma:

P/H²

Em que P = peso (kg) é dividido por H = altura, elevado ao quadrado.

Na internet, existem muitos sites com calculadoras de IMC, que fazem todo esse trabalho matemático, e você só precisa saber seu peso e altura exatos, para preencher os campos.

Graus de obesidade

Depois do cálculo, você confere seus resultados com uma tabela já pré-estabelecida, que indica os três tipos de obesidade de acordo com o IMC:

  • Obesidade tipo 1 – IMC entre 30.0 – 34.9 kg/m²
  • Obesidade tipo 2 – IMC entre 35.0 – 39.9 kg/m²
  • Obesidade tipo 3 ou Obesidade Mórbida – IMC igual ou superior a 40kg/m²

Alcachofra: por que faz bem?

A alcachofra é conhecida por sua capacidade de emagrecimento, princípio dado graças a cinaropicrina, que juntamente com a cinarina e do ácido clorogênico, auxilia na digestão de alimentos gordurosos, na redução do colesterol e na regulação da glicemia.

Esse vegetal serve ainda para auxiliar no tratamento de aterosclerose, anemia, hemofilia, diabetes, doenças do coração, pneumonia, doenças no fígado, hemorroidas, febre, gota, tosse, fraqueza, sífilis, reumatismo, problemas urinários, ureia e urticária.

Chá de alcachofra para obesidade

Apresentamos o 'poderoso' chá anti-obesidade de alcachofra; conheça

Foto: Pixabay

Em conjunção com o tratamento prescrito por um médico nutricionista, você pode tomar este chá de alcachofra. Lembre-se que ele é um complemento, não substituto.

Prepare o chá por cozimento, usando 20 g de raízes de alcachofra em um litro de água. Tome uma xícara desse chá em jejum, uma após o almoço e outra após o jantar. Repita esse tratamento diariamente, até conseguir o resultado desejado.

Contraindicações

A alcachofra é contraindicada para pessoas com casos de obstrução do ducto biliar. É desaconselhável também seu consumo durante a gravidez e a lactação. No demais, é sempre bom procurar um médico antes de iniciar qualquer tratamento natural.