As regras infalíveis para se fazer um chá impecável e eficaz

Por Nayla Georgia em Cultura

Preparar chá é uma arte milenar que veio do oriente, porém muito presente na cultura ocidental. A seguir, aprenda como os chás podem ter um sabor mais marcante usando regras infalíveis.

O filtro ideal

Para que as folhas das ervas tenham o melhor desempenho é importante dispor de um bom filtro. Alguns bules já possuem o filtro integrado, seja de metal ou de barro, contudo é possível adquirir o seu separadamente. Ao optar pela última opção, escolha os amovíveis em inox que conseguem se ajustar ao bule. Evite as bolas e colheres metálicas que dificultam a expansão das folhas na água, mas se não encontrar o filtro certo, compre filtros descartáveis em papel sem cloro.

Água

Tão importante quanto as ervas que você escolhe, a qualidade da água irá influenciar diretamente no sabor do chá. Prefira sempre água filtrada de sabor neutro e nunca deixe que ela ferva por completo. Leve em consideração que para cada tipo de chá existe uma temperatura ideal, por exemplo o chá verde, que deve ficar em infusão numa água de 60 a 75°C.

As regras infalíveis para se fazer um chá impecável e eficaz

Foto: Depositphotos

Tempo em infusão

Saber o tempo ideal para cada tipo de chá é imprescindível. Para não errar, leia atentamente as instruções na embalagem da erva e siga como diz. Se vai fazer um chá verde, por exemplo, seu tempo em infusão é de 2 a 3 minutos, porém se deseja fazer o chá preto, este deve ficar em infusão por 3 a 5 minutos.

Sabor extra

Uma dica interessante para incrementar o sabor dos chás é colocar cascas de maçã numa caixa de madeira usada para armazenar as folhas para chá. Dessa forma essas folhas adquirirão um sabor diferente. Depois de pronto, o chá acompanha muito bem uma pitada de canela.

Dica: Não lave o bule! Apenas passe água quente e deixe-o secar ao ar livre.

Chás de saquinho

Se prefere a praticidade dos chás de saquinho, invista em marcas consagradas e siga as instruções de preparo indicadas pelo fabricante. Uma dica é esquentar a xícara antes de receber o saquinho e a água, bastando passar um pouco de água quente para limpar antes de preparar o chá.