Bebida especial para o tratamento da diarreia

Por Michelle Nogueira em Doenças, Saúde

A diarreia é um distúrbio intestinal que é provocado, em geral, por conta do consumo de alimentos estragados ou contaminados por bactérias ou por algum outro tipo de problema interno. Pode ser sintoma de alguma outra doença como também pode ser ocasionado por conta de desequilíbrio emocional. Estudos apontam que certos estados nervosos como medo ou tensão são evacuadores emocionais intensos. Outros sentimentos como ansiedade e indecisão também contribuem.

Se você se encontrar em um dos casos citados, evite ingerir vegetais verdes (cozidos ou crus) e frutas ácidas. Uma boa combinação antidiarreica é a mistura de maçã com iogurte. Mas o seguinte chá também tem propriedades poderosas contra esse mal.

Bebida especial para o tratamento da diarreia

Foto: Reprodução/ internet

Chá de cevada e água de rosas

Ingredientes:

  • Meia xícara de chá de cevada
  • 1 colher de chá de olmo em pó
  • 1 litro de água
  • Meia xícara de chá de água de rosas de uso culinário

Como fazer

Misture a cevada, o olmo e a água em uma panela. Ferva e deixe cozinhar por, em média, 20 minutos. Passe o chá por uma peneira fina, escorra a mistura em uma tigela de metal e pressione as ervas com uma colher, para extrair o líquido. As ervas cozidas devem ser jogadas fora.

Espere até a mistura esfriar e acrescente a água de rosas, mexendo com uma colher. O líquido ficará opaco e leitoso, com um agradável perfume de rosas.

Aplicação

Tome meia xícara desse chá especial por, em média, cinco vezes ao dia, até que os sintomas desapareçam. Ao sair de casa, simplesmente leve o remédio consigo em uma garrafa térmica. Algumas tampas de garrafas térmicas são referências de medidas. Mas se a sua não as tiver, calcule a quantidade de meia xícara e não deixe de seguir a orientação.

Mesmo tomando esse chá, se você perceber que a diarreia não foi contida, é aconselhável que procure um médico o mais rápido possível, pois a causa para esse desequilíbrio pode estar em um possível problema mais grave.

Dica contra as cólicas

As cólicas e o desconforto físico da diarreia podem ser amenizados com o seguinte processo de massagem abdominal: misture seis gotas de óleo de alfazema com duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem ou óleo de amêndoas. Aplique essa mistura começando pelo lado direito, logo abaixo da caixa torácica, e faça movimentos circulares sobre o abdome, até aliviar a dor.