Benefícios e propriedades do chá cabelo de milho

Por Stefanie Mouret em Outros

Em qualquer lugar do país, por pessoas de todas as idades, o milho é um dos alimentos mais populares no Brasil. Isso se dá, pois além de ser um delicioso alimento, é altamente nutritivo. Outro ponto positivo que o faz ser tão disseminado é sua praticidade, já que pode ser consumido simplesmente cozinho, ou poder servir para o preparo de muitos outros alimentos, como as tradicionais canjica e pamonha, além de bolos, biscoitos e farinha. Ao prepara-lo, no entanto, muitas pessoas utilizam os grãos e acabam jogando o restante do milho – seus cabelos e capa – no lixo. O que essas pessoas não sabem é que os valores nutricionais do milho não se encontram apenas em seus grãos, mas estão ainda em grandes quantidades nos cabelos, sendo considerado por muitos um alimento “sustentável”, já que permite ser usado e reusado de diversas maneiras.

Cabelo de milho

Foto: Reprodução

Quais os benefícios do cabelo de milho?

O chá de cabelo de milho é uma grande oportunidade para quem busca perder peso. O corpo humano costuma reter líquidos por maus hábitos físicos e alimentares, o que deixa a pessoa sentindo-se inchada e acima do peso. O consumo regular do chá reduz essa retenção e, ao ser aliado a uma rotina regrada de aeróbios e dieta balanceada, permite que se elimine até 3 kg por semana.

Ainda é eficaz no combate às infecções do trato urinário e/ou renais, desintoxica o organismo, limpa o sangue e auxilia o tratamento de distúrbios cardíacos. De fato, os benefícios advindos do consumo frequente do chá de cabelo de milho são muitos e devem ser considerados ao escolher um chá para chamar de seu.

Lembre-se: cada organismo é único e reage de uma maneira diferente, por isso consulte sempre seu médico para saber se o uso desse chá pode ajudar seu caso.

Preparando o chá

Ao comprar a espiga de milho, retire seus cabelos, lave bem com água corrente e então deixe secar ao sol. Quando estiverem razoavelmente secos, leve ao fogo uma colher e meia de sopa com cabelos de milho, juntamente com 200 ml de água filtrada. Tampe e deixe ferver por 10 minutos. Quando esse tempo terminar, desligue o fogo e deixe a bebida descansar por mais 10 minutos, para então coá-la e beber normalmente. Recomenda-se seu consumo entre uma e duas vezes ao dia.