Benefícios do chá de alecrim

Por Stefanie Mouret em Plantas

Da família das Laminiace, o alecrim possui o nome científico Rosmarinhos officinalis. O primeiro registro que se tem conhecimento sobre o uso da planta pertence à Idade Média. Naquela época, a rainha Elisabeth, da Hungria, já estava com setenta e dois anos, sofrendo de gota e paralítica. Inconformada, buscava ajuda para que conseguisse viver melhor os anos que lhe restavam, quando um monge lhe deu a receita de chá de alecrim para que ela pudesse retomar não apenas a saúde, mas também a alegria, pois ele era considerado um excelente combatente contra a tristeza, além das propriedades medicinais. Afinal, será que o alecrim possui de fato tantos benefícios assim? Como se beneficiar deles?

Alecrim

Foto: Reprodução

O que faz o Alecrim?

Quando se fala em alecrim, é importante estar ciente que o melhor meio de usufruir os benefícios que ele pode oferecer é através de seu chá que, quando consumido, passa a agir diretamente no organismo e de forma rápida. Podem-se utilizar compressas, comprimidos ou derivados do alecrim, mas ainda assim não têm tanta eficiência e agilidade quanto a bebida.

O primeiro benefício do alecrim que deve ser considerado é o fortalecimento que ele proporciona para todo o organismo. A planta age diretamente no centro vital, não apenas curando ou aliviando males, mas também tornando o corpo mais resistente para que não caia em doenças que poderiam ter sido evitadas com uma simples prevenção e fortalecimento da imunidade.

Quem é vaidoso e gosta de apostar numa beleza sempre natural e saudável também é beneficiado pelo chá de alecrim, pois ele reduz fortemente problemas capilares como caspa e queda de fios, além de cuidar da saúde da pele, deixando-a sempre mais viçosa e bonita.

Doenças como anemia, resfriado, arritmia cardíaca, bronquite, diabetes, menstruação insuficiente e problemas circulares também podem contar com o auxílio do alecrim. Nem todas as doenças são curáveis, mas mesmo no caso das crônicas – como o diabetes – o chá da planta pode aliviar os sintomas e prevenir que ocorram consequências graves em decorrência da doença.

Nem todo mundo sabe, mas o alecrim possui um poderoso efeito relaxante. Isso significa que você também pode apostar nele depois daquele dia cheio e cansativo, quando está de TPM ou quando está demasiado preocupado ou ansioso com algo.

Ainda, alecrim é indicado para equilibrar funções sanguíneas e corporais, aliviar queimaduras e lesões, resolver problemas digestivos e reduzir a perda de memória.

Contraindicações

Atenção: o alecrim não é recomendado para todos. Pessoas com doenças prostáticas, dermatoses, ou histórico de convulsões devem evitar consumir o chá da planta.