Benefícios e propriedades do chá de carqueja

Por Natália Petrin em Emagrecimento, Plantas

A planta é um arbusto de até 80 cm de altura, hastes ramificadas, eretas e lenhosas na base, com ramos trialados, folhas nulas e flores amareladas que nascem agrupadas, formando bolas. Suas partes utilizadas para os chás, são as folhas.

Carqueja

Foto: Reprodução

Muitos ainda não acreditam nos poderes curativos e medicinais de ervas e chás, mas o uso destas tem se tornado cada dia mais popular no tratamento de doenças e enfermidades.

O chá feito com as folhas da carqueja funciona como um tônico estomacal controlando o apetite, além da anemia causada por perda de sangue. É diurético e depurativo indicado em casos de diarreia, fraqueza, gripes, febres e prisão de ventre.

Os poderes da carqueja

A carqueja, tão famosa por seu sabor amargo, tem propriedade antitérmica e baixa o nível da glicose no sangue, efeito este comprovado cientificamente. Além disso, auxilia no tratamento de afecções gástricas, intestinais, hepáticas, biliares, febris e também atua na purificação do sangue. Seus benefícios se dão, principalmente, pelos compostos fenólicos, saponinas, flavonas e flavóides.

Comprovação científica

Alguns de seus efeitos foram estudados e comprovados pela ciência:

  • Combate à gastrite;
  • Redução do colesterol;
  • Controle do diabetes;
  • Combate à amigdalite, faringite, asma e bronquite asmática;
  • Eliminação de vermes intestinais;
  • Alívio de problemas gastrointestinais;
  • Combate à má circulação;
  • Combate ao reumatismo;
  • Eficaz nos regimes de emagrecimentos.

O emagrecimento por meio da carqueja

Se o chá for tomado antes das refeições, ajuda no emagrecimento, uma vez que reduz o apetite. Sem adição de açúcar, complementa uma dieta alimentar equilibrada prescrita por nutricionista, auxiliando no processo de perda de peso e medidas.

Chá de carqueja

Com muitos propósitos e benefícios, a carqueja pode ser usada na forma de chá, realçando alguns efeitos.

A proporção é de 20g de folhas picadas para um litro de água. Coloque 20g de folhas picadas em um recipiente com 1l de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe esfriar e coe. Você pode tomar de três a quatro vezes ao dia.

Para algumas enfermidades, o preparo pode variar:

Para controle do diabetes, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas em 1 l de água fervente, com o fogo desligado. Deixe esfriar, coe e tome uma xícara de chá seis vezes ao dia. Quando estiver fazendo uso deste chá, controle rigorosamente os níveis glicêmicos, uma vez que ocorrem baixas significativas correndo o risco de provocar hipoglicemia.

Para reduzir o colesterol, a proporção é de 20g para 1l de água. A dose indicada é de uma xícara de chá quatro vezes ao dia.

Contraindicações

A carqueja não deve ser consumida por gestantes e mulheres em fase de amamentação. Pessoas que sofrem com pressão baixa ou hipoglicemia também não devem consumir chá desta erva. Não deve ser utilizada em grandes doses, pois pode prejudicar a saúde.