Chá das pétalas de rosas – Benefícios e propriedades

Por Stefanie Mouret em Plantas

As pétalas de rosas são vistas por boa parte da população mundial como símbolo de beleza, sensualidade, carinho e romance. Costumam serem marca registrada em cerimônias de casamento, festas de noivado, jantares românticos e outros eventos. São símbolos de encanto e delicadeza, sendo as rosas as preferidas da maioria dentre outras flores. O que nem todo mundo sabe é que as pétalas de rosas são utilizadas para preparar diversos produtos existentes no mercado e possuem propriedades que auxiliam o organismo a funcionar melhor.

Chá de pétalas de rosa

Foto: Reprodução

Os benefícios das pétalas de rosas

Além de sua beleza e perfume incontestáveis, as rosas também se tornam essências de muitos produtos cosméticos, como cremes hidratantes, perfumes e sabonetes. Também são muito utilizadas em SPAS e clinicas de estética em aromaterapias, banhos relaxantes e máscaras para a pele. Tomar banho com pétalas de rosa numa banheira é uma excelente opção para tratar insônia, ansiedade, estresse ou hiperatividade.

Já para o preparo de chás, cada cor de rosa possui seus respectivos efeitos benéficos. A rosa amarela serve para acalmar os nervos, combater o estresse e relaxar os músculos, sendo ideal para dores musculares, de cabeça e enxaquecas causadas por estresse, entre outros males ligados ao sistema nervoso.

A rosa branca, por sua vez, é poderosa no tratamento contra alergias e irritações, em especial as que acometem a vista, como conjuntivite.

Como preparar o chá de pétalas de rosas?

Para preparar o chá de pétalas de rosas é importante, primeiramente, que elas estejam muito bem lavadas. Depois de lavá-las, leve ao fogo uma chaleira contendo um litro de água e 10 pétalas de rosas. Deixe ferver por cinco minutos, após desligar o fogo abafe a chaleira e deixe descansar. Quando estiver em temperatura agradável para ser consumida, adoce com mel ou açúcar e consuma duas vezes ao dia, preferencialmente a tarde ou noite.

Caso deseje fazer compressa, a receita segue os mesmos passos da receita para preparo do chá, porém quando a temperatura estiver agradável, apenas embebe no líquido um algodão e então o repouse sobre a pele no local desejado por 15 minutos. O líquido fervido com as pétalas também pode ser utilizado para lavar o rosto ou enxaguar o corpo após o banho.

O chá de pétalas de rosas não possui efeitos colaterais ou contra indicações.