Benefícios do chá das folhas da planta nêspera

Por Natália Petrin em Plantas

A árvore frutífera que recebe o nome de nêspera é comum na região de florestas tropicais no sudeste da China, espalhando-se posteriormente por todo o mundo. É também conhecida como ameixa, maltês japonês ou ameixa japonesa. O fruto, suculento, possui sabor picante e doce, e é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

A planta que lhe dá origem é um arbusto grande que pertence à família das rosaceae, cujo nome científico é eriobotrya japônica.

A fruta aparece nas árvores até o final do inverno no Japão, e sua colheita ocorre em junho. A época de colheita varia, no entanto, de acordo com as regiões onde é cultivada. Os frutos amadurecem, de uma forma geral, antes da colheita e têm uma textura bastante macia. Suas sementes não são comestíveis e devem ser descartadas, pois podem conter tóxicos cianogênicos-glicosídeos.

Benefícios

A fruta tem poucas calorias e é rica em fibras dietéticas insolúveis. Atua como laxante quando consumida em grandes quantidades, além de reduzir os níveis de colesterol no sangue e de ser uma fonte excelente de vitamina A. Essa vitamina ajuda a manter a integridade das mucosas e da pele, ajudando ainda, segundo estudos, a proteger contra os cancros do pulmão e da cavidade oral.

Benefícios do chá das folhas da planta nêspera

Foto: Reprodução/ internet

Rica em potássio, a fruta possui ainda algumas vitaminas do complexo B e contém vitamina C. É fonte de ferro, cobre, cálcio, manganês, entre outros minerais essenciais para o corpo humano. O que muita gente não sabe, entretanto, é que as folhas também possuem propriedades medicinais, principalmente quando usadas para o preparo de um chá.

As folhas são ricas em triterpenos, elementos que ajudam a aumentar a produção de insulina no organismo, sendo, consequentemente, excelente para o combate ao diabetes. Possui propriedades desintoxicantes, ajudando a limpar o fígado e remover toxinas do corpo. Combate os problemas de pele, reduzindo inflamações e atuando também na prevenção. Atua como antioxidante, neutralizando as toxinas prejudiciais e combatendo aos radicais livres do corpo. O extrato das folhas melhora o sistema imunológico, combatendo várias doenças e aumentando a perspectiva de vida.

O consumo do chá pode ajudar ainda a evitar a perda de densidade óssea, principalmente por parte de mulheres na menopausa, além de atuar no combate ao câncer e tratar cálculos renais.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá, você vai precisar de:

– 3 folhas frescas
– 1 litro de água

Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo para ferver. Quando começar a ferver, desligue e tampe, deixando descansar até amornar. Depois disso, remova as folhas e consuma dois copos por dia. Se comprar as folhas secas em lojas de produtos naturais, siga as instruções dadas no local ou rótulo da embalagem.