Benefícios do chá de acanto inclui tratamento de doenças íntimas em mulheres

Por Débora Silva em Plantas

Graças aos seus componentes, muitas plantas são utilizadas no preparo de chás que podem ser empregados em tratamentos alternativos contra diversas doenças. Dentre essas plantas está o acanto, de nome científico acanthus mollis, e que também é conhecida como pé-de-urso.

Propriedades do acanto

Pertencente à família acanthaceae, o acanto é originário da região mediterrânea e é uma das mais antigas plantas cultivadas em jardins. Acredita-se que a sua beleza serviu de inspiração para a arte corintiana, nas colunas da arquitetura Greco-romana.

Esta planta cresce até dois metros de altura, em áreas secas e é tolerante à estiagem e à sombra. Suas folhas de cor verde escuro atingem até um metro de comprimento, as suas flores são tubulares, possuem espinhos e apresentam-se nas cores branca, lilás e rosa.

Benefícios do chá de acanto inclui tratamento de doenças íntimas em mulheres

Foto: Reprodução/ internet

As propriedades do acanto incluem a sua ação adstringente, cicatrizante, analgésico, laxante, antidiarreico, vulnerário, demulcente, detersiva, expectorante, anti-inflamatório, aperiente, emoliente e colerético.

Os benefícios do chá de acanto

Devido às suas propriedades, o acanto pode ser utilizado no tratamento de várias doenças que afetam o sistema respiratório e a saúde íntima das mulheres. Trata-se de um remédio natural eficaz contra bronquite, colocistite, cololitíase, contusões, disfunção hepatobiliar, eczemas, estomatite, faringite, gripes e resfriados, feridas, herpes, queimaduras, rectocolite e vulvovaginite.

Todos os benefícios proporcionados pelo chá de acanto também são possíveis graças aos princípios ativos da planta, que incluem elementos como sais minerais, ácidos orgânicos, mucilagens, resinas, glucídeos, taninos e princípio amargo.

Como preparar o chá de acanto?

A infusão com as folhas secas ou raízes de acanto é indicada como tratamento eficaz para os problemas respiratórios, de saúde íntima feminina e os de estômago.

Para preparar o chá de acanto, basta seguir o procedimento a seguir:

Chá de acanto

Faça a infusão de um grama de folhas secas ou raízes desta planta em uma xícara de água fervente. Deixe em ebulição por aproximadamente 10 minutos, depois espere esfriar e tome o chá duas vezes ao dia.

Outras dicas

Caso você queira aproveitar os benefícios da planta para curar ferimentos ou alguma lesão na pele, basta usar as suas folhas em formas de cataplasma, compressa ou lavagens. Para isso, basta repetir o mesmo procedimento descrito acima para preparar o chá, mas, ao invés de beber, use o líquido para lavar a região afetada. Além disso, as folhas da infusão também podem ser usadas diretamente em cima da região afetada, garantindo uma recuperação mais rápida.

Não foram encontradas contraindicações ou efeitos colaterais na literatura sobre o acanto, mas lembre-se que todo tratamento, inclusive o natural, deve ser realizado sob orientação médica.