Benefícios do chá de mutamba

Por Ana Ligia em Plantas

A mutamba, também chamada de embira, é conhecida por suas maravilhosas propriedades na medicina alternativa.

Encontrada em quase todo território brasileiro e em diversos países da América Latina, a planta também é muito usada da confecção de cosméticos, sendo um ótimo segredo de beleza, principalmente para os cabelos.

Ela costuma ser usada na fabricação de produtos como xampus, condicionadores e cremes capilares que previnem a queda de cabelo, caspa e seborreia. O ingrediente ainda trata da oleosidade, hidrata o cabelo e combate a calvície.

beneficios-do-cha-de-mutamba

Foto: reprodução/ site bonsainatal

Benefícios do chá de mutamba

A bebida é feita a partir da casca da mutamba. Ela possui propriedades cicatrizantes, adstringente, antisséptica, estimula a produção do suor e é ótimo para desobstruir o fígado.

O chá auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias, como asma, bronquite e tosses. A bebida também ajuda a aliviar sintomas da febre, por exemplo.

A bebida das sementes de mutamba esmagadas e misturada com água também é ótima para tratar problemas estomacais, diarreia, úlcera, gripes, resfriados, doenças venéreas, contusões e é um ótimo diurético natural.

Chá de mutamba

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de casca de mutamba;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo

Misture a água com a casca de matumba em uma panela e leve ao fogo baixo. A partir do momento que a água entrar em ebulição, deixe os ingredientes cozinhando por mais 10 minutos.

Quando esse tempo passar, desligue o fogo e abafe a bebida por mais outros 10 minutos. Coe o chá antes de consumir.

Contraindicações

Caso você tenha alguma doença cardíaca, só consuma o chá de matumba com a supervisão de um médico.