Benefícios do chá mate para o colesterol

Por Robson Merieverton em Saúde

Inúmeras são as substâncias que podem ajudar no tratamentos de algumas doenças, como a redução do colesterol, por exemplo. Dentro desse campo, a erva-mate aparece com muita evidência. Ela pode ser consumida na forma de chá, pois conserva todas as suas propriedades. A bebida preparada com a erva também pode prevenir as doenças cardiovasculares e desacelera o processo de envelhecimento.

Apesar de ser o causador de tantos problemas no corpo, o colesterol é fundamental para o funcionamento do organismo. De acordo com especialistas, o corpo precisa de um grama de colesterol por dia para produzir os hormônios e suprir outras tarefas que dependem dele. Entretanto, essa quantidade necessária de colesterol é produzida pelo fígado diariamente, e o percentual ingerido através da alimentação desregrada vira excesso e prejudicaa saúde.

Entre as doenças que podem ser causadas a partir dos elevados índices de colesterol no sangue estão: obesidade, gastrite, diabetes, problemas cardíacos e hipertensão.

O HDL e o LDL

O colesterol também é conhecido popularmente como a gordura no sangue. Existem dois tipos de colesterol: o HDL, conhecido como “colesterol bom” e o LDL, o “colesterol ruim”. A diferença dos dois está na densidade: o HDL é mais denso que o LDL, o que faz com que ele seja mais difícil de ser absorvido pelo organismo, sendo eliminado naturalmente. O LDL, por ser menos denso, é absorvido pelo organismo e acaba prejudicando-o.

Benefícios do chá da erva-mate

Depois de conhecer um pouco mais sobre o colesterol e os malefícios que ele pode trazer para o funcionamento do corpo humano, chegou a hora de ficar por dentro de todas as propriedades medicinais trazidas pelo consumo do chá da erva-mate.

Benefícios do chá mate para o colesterol

Foto: Depositphotos

A erva-mate é rica em nutrientes como metilxantina, teofilina e teobromina, ácido fólico e pantotênico. Além do mais, entre os seus componentes estão também vitaminas do complexo A, B, C e E, óleos essenciais e sais minerais. Outra substância que também aparece em quantidade considerável é a cafeína. Seu consumo estimula a atividade mental, física e pode trazer benefícios também para o sistema digestivo e as funções pulmonares.

O consumo regular do chá de erva-mate diminui a absorção de gordura dos alimentos e impede a absorção do colesterol no intestino, diminuindo o colesterol ruim, além de possuir ação antioxidante.

Através das substâncias que compõem a erva-mate, o metabolismo também pode ser estimulado a trabalhar, o que acaba provocando maior queima de gordura e, por consequência, resultar no emagrecimento. Somados aos benefícios para a saúde, a erva também é um importante componente em cosméticos por suas propriedades antioxidantes.

A base de chá

Foi comprovado por uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que beber um litro de chá de erva mate por dia pode causar uma queda de até 40% do nível de colesterol no sangue. No Brasil, a erva-mate é a base de uma bebida típica, o chimarrão. O aconselhável é que o chá de erva-mate seja ingerido 10 minutos antes, durante ou depois das refeições.

Chá mate

Para que você comece a inserir o chá na sua dieta, é necessário que se busque orientação junto a um médico. Para as pessoas que já estão devidamente orientadas, aí vai uma receita de como se preparar o chá de erva-mate:Basta colocar 500 ml de água para ferver e acrescentar três colheres (chá) de erva-mate. Em seguida, coe e espere esfriar um pouco.