Benefícios e propriedades do chá de acácia falsa

Por Katharyne Bezerra em Degustação, Plantas, Saúde

Nativa do sudeste dos Estados Unidos, a acácia falsa vem sendo introduzida em várias outras regiões do mundo, como na América do Norte, Europa e Ásia.

Seus benefícios estão relacionados a cada propriedade medicinal que ela possui, auxiliando desde o sistema digestivo até o sistema nervoso.

Apesar de pouco comum no Brasil, esta planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais online e o chá feito com ela é excelente remédio caseiro. Confira!

Benefícios e propriedades do chá de acácia falsa

Foto: reprodução/site wikipedia

Propriedades da planta

  • Adstringente;
  • Colagogo;
  • Vomitivo;
  • Emoliente;
  • Antiespasmódico;
  • Diurético;
  • Digestivo;
  • Laxativo;
  • Sedativo.

Benefícios do chá de acácia falsa

Esta planta produz um chá benéfico ao sistema digestivo, pois ele é indicado para tratar problemas como má digestão, esofagite,  prisão de ventre e azia.

A bebida também pode ser utilizada para estimular a produção de bílis, substância extremamente necessária no processo de digestão dos alimentos. Além destes efeitos benéfico, o chá de acácia falsa também combate o estresse, o nervosismo e os espasmos. É indicado ainda para vencer o cansaço.

Como preparar o chá?

Coloque em uma panela uma xícara de água filtrada e uma colher (de sopa) das folhas secas do chá. Deixe a mistura ferver e após alcançar o estado de ebulição, desligue o fogo e cubra o recipiente. Espere a infusão ficar pronta em aproximadamente 10 minutos.

Em seguida, coe o chá e sem adoçá-lo beba ainda morno. Além de não acrescentar nenhum tipo de açúcar, é importante preparar a quantidade exata para cada dose, tendo em vista que com o tempo a bebida perde o efeito desejado.

Efeitos colaterais e outros cuidados

O uso desta planta em forma de chá, mas de maneira externa, pode causar reações alérgicas nos pacientes ou até mesmo uma intoxicação, por estes motivos é essencial buscar o auxílio médico tanto para saber qual é o problema de saúde de fato como também para entender qual a dosagem mais apropriada desta planta no tratamento.

Além disso, o uso incorreto deste remédio natural pode provocar os seguintes sintomas: dilatação de pupilas, secura na garganta, vertigem, contração muscular, dores abdominais e arritmias cardíacas.

Em caso mais graves ou que o médico não é consultado, o consumo pode levar à morte do paciente. Vale ressaltar que grávidas, lactantes e crianças menores de 10 anos não devem fazer uso deste chá.