Benefícios e propriedades do chá de alcaçuz da Terra

Por Débora Silva em Plantas, Saúde

De nome científico Periandra mediterranea, o alcaçuz da Terra é uma planta doce da raiz às folhas, utilizada para diversas finalidades fitoterápicas. Desde tempos imemoriais, esta planta vem sendo empregada para fins medicinais, especialmente para aliviar sintomas de moléstias inflamatórias.

Também conhecido como pau doce, o alcaçuz da Terra é considerado pela medicina natural como um substituto do alcaçuz verdadeiro.

Trata-se de um arbusto de pouco mais de um metro de altura, de casca esbranquiçada, que apresenta vagens achatadas, folhas trifolioladas e flores nas cores azul, roxa ou purpúrea. Outros nomes populares são alcaçuz-do-brasil, raiz doce e alcaçuz-do-cerrado.

A raiz do alcaçuz da Terra pode ser usada em forma de chá para tratar uma série de condições de saúde.

beneficios-e-propriedades-do-cha-de-alcacuz-da-terra

Foto: reprodução/site wikimedia

Propriedades e benefícios do alcaçuz da Terra

As propriedades medicinais do alcaçuz da Terra incluem a sua ação adoçante, antialérgica, anti-inflamatória, antisséptica, antidepressiva, antitússica, espasmódica, tônica pulmonar, laxante suave, resolutiva, expectorante, diurética, demulcente, desintoxicante e descongestionante das vias respiratórias.

Os seus constituintes químicos incluem a glicirrizina e saponinas triterpenicas.

Devido às suas propriedades medicinais, o chá de alcaçuz da Terra pode ser útil no tratamento dos seguintes problemas de saúde: afecções (brônquica, pulmonar e vias urinárias), bronquite, catarro crônico, asma, diabetes, dispneia e dor de garganta.

Além de erisipela, estômago, espasmos musculares, expectoração, prevenção de cáries dentárias, fígado, náuseas, rouquidão, tabagismo, tosse, úlceras, inflamações do ventre e das vias urinárias, defluxos e congestão hepática.

O alcaçuz da Terra ainda produz efeito laxativo suave e, reza a lenda, que o hábito de mastigar a planta pode acabar com o vício de fumar.

Chá de alcaçuz da Terra: como preparar?

A parte utilizada desta planta é a sua raiz, que é utilizada para preparar um chá que fornece muitos benefícios à saúde geral do nosso organismo. Confira a receita do chá a seguir:

Ingredientes

– 6 colheres (de sopa) da raiz de alcaçuz da Terra;

– 1 litro de água.

Modo de preparo

Em um recipiente, junte a raiz da planta e a água. Leve ao fogo e, quando levantar fervura, deixe durante 10 minutos.

Passado esse tempo, desligue o fogo, coe e está pronto para ser servido. Recomenda-se a ingestão de até dois copos do chá de alcaçuz da Terra por dia.

Precauções

Em altas doses e por longos períodos de tempo, o chá de alcaçuz da Terra pode causar hipertensão arterial. A bebida é contraindicada para diabéticos.

Lembre-se que qualquer tratamento, inclusive com plantas naturais, pode fazer muito mal à saúde. Sempre consulte um especialista para verificar a melhor indicação para o seu caso específico.