Benefícios e propriedades do chá de amansa senhor

Por Ana Ligia em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

Amansa senhor é como a Erythrina mulunga é popularmente conhecida. Ela também leva os nomes de mulungu, muchocho, murungo, totocero, eritrina, bico-de-papagaio, flor-de-coral, árvore-de-coral, pau-imortal, capa-homem suinã, canivete entre tantos outros.

O amansa senhor não recebe esse apelido à toa; o chá da planta faz jus ao nome e é um excelente sedativo, calmante e sonífero natural.

Benefícios do amansa senhor

Ele é ideal para pessoas que sofrem com problemas de ansiedade, estresse, insônia, histeria, ataque de pânico, depressão ou outros problemas no sistema nervoso.

beneficios-e-propriedades-do-cha-de-amansa-senhor

Foto: reprodução/wikipedia

O efeito calmante do amansa senhor também pode ser benéfico para tratar problemas de abstinência em pessoas viciadas em nicotina (cigarro) ou outras drogas.

Além disso, o chá de amansa senhor também é ótimo para tratar doenças respiratórias, como asma e bronquite. Combate à tosse, é expectorante, diurético, protege as células hepáticas contra agentes tóxicos, tem o poder de produzir narcose, hipnótico e ajuda a cessar inflamações.

Fazer compressa com a planta também pode ajudar a tratar as dores musculares causadas pelo reumatismo e artrite, por exemplo. No lugar da compressa, fazer um banho com a planta também pode ajudar a aliviar as tensões musculares e estresse.

Contra-indicações

Pessoas que precisam tomar medicamentos para controlar problemas na pressão, devem evitar o chá de amansa senhor, pois a bebida pode potencializar o efeito do remédio.

Chá de amansa senhor

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher de sobremesa de pó de amansa senhor.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e adicione a  planta. Depois que a bebida tiver atingido a fervura, desligue o fogo e abafe o recipiente por até 10 minutos. Coe a bebida e consuma. Procure ingerir o chá de amansa senhor de 1 a 3 vezes ao dia.