Benefícios e propriedades do chá de chuchu

Por Natália Petrin em Vegetais

O chuchu é constantemente usado como alimento no preparo de saladas e pratos quentes e carrega inúmeros benefícios que podem ser aproveitados com a ingestão, mas também com seu chá. Com sabor suave, o alimento é cultivado no mundo todo e é proveniente de uma planta bastante resistente às diversas condições climáticas, sendo encontrado em todas as regiões do Brasil facilmente.

Propriedades e benefícios do vegetal

Entre seus benefícios e propriedades, citamos seu poder de emagrecimento, equilibrar a vitamina C do organismo e tratar a pressão alta. Os brotos de chuchu apresentam grande concentração de aminoácidos e vitamina C, e o chuchu pode ajudar ainda a combater o diabetes.

Seu chá pode ser usado ainda para tratar problemas cardiovasculares e inflamações, podendo ainda ser usado como um excelente diurético. Ajuda a cicatrizar feridas evitando que se formem marcas definitivas. Para este fim, basta cortar um pedaço de chuchu cru e esfregar no local que precisa ser tratado.

É importante ressaltar também que o chuchu pode auxiliar no emagrecimento saudável, isso por meio  da ingestão regular do suco feito à base do vegetal.

Imagem de vários chuchus

Foto: Depositphotos

Chá de chuchu para pressão alta

O chá preparado com as folhas verdes ajuda a tratar a pressão alta e é bastante simples de ser preparado. Confira:

Ingredientes

– 4 folhas de chuchu
– 1 litro de água

Modo de preparo

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Adicione quatro folhas de chuchu e deixe ferver por dez minutos. Quando passar esse período, desligue o fogo e tampe, deixando descansar até amornar. Coe e consuma durante o dia.

Suco de chuchu para emagrecer

Ingredientes

– 1 chuchu
– suco de 1 limão
– meio copo de água

Modo de preparo

Descasque o chuchu e coloque na centrifugadora ou liquidificador. Coloque o suco de limão e a água e bata bem. Consuma o suco pela manhã, mas lembre-se de preparar quando for consumir, para que não haja perda de nutrientes.

Precauções e contraindicações

O chá de chuchu não substitui quaisquer medicamentos que tenham sido recomendados por seu médico, servindo somente como um tratamento auxiliar. A pressão alta é um problema sério, portanto não deixe de procurar um especialista antes de começar a automedicação, mesmo que seja feita com medicamentos naturais. Mesmo estes apresentam algumas contraindicações e interações medicamentosas.