Benefícios e propriedades do chá de rosmaninho

Por Natália Petrin em Plantas

Muito confundida com o alecrim devido ao nome científico dessa planta (Rosmarinus officinalis) o Rosmaninho (Lavandula sp.) é uma planta que existe no Brasil em cinco espécies diferentes, a L. pendunculata, L. luisieri, L. viridis, L. latifólia e L. multifida, sendo que as últimas são menos abundantes. São conhecidas como as alfazemas de Portugal e carregam propriedades e benefícios aplicados à medicina popular.

Benefícios e propriedades

A planta aromática é bastante comum e seu uso é aplicado principalmente para deixar cheiro nas gavetas de roupas, sendo colocada dentro de saquinhos, mas pode ser usada para o preparo de um chá repleto de benefícios à saúde.

Atua no tratamento da enxaqueca, além de tratar bronquite, asma e ajuda a limpar o fígado, sendo indicado para excessos de bebidas alcoólicas. Ajudam ainda a combater gases intestinais, catarro, dores de cabeça e reumáticas, gripe, tensão nervosa, tosse e atua como um excelente calmante e no restabelecimento do fluxo menstrual.

Benefícios e propriedades do chá de rosmaninho

Foto: Reprodução/ internet

Modo de preparo

Para preparar o chá, você vai precisar de:

– 1 colher das de sopa de rosmaninho (conhecido como alfazema)
– 1 litro de água

Em um recipiente, coloque a água e a erva e leve ao fogo. Em seguida, acenda o fogo e aguarde até alcançar fervura. Quando isso acontecer tampe o recipiente e desligue o fogo, deixando a mistura descansar por aproximadamente dez minutos, ou até amornar. Coe em seguida e, se desejar, adoce com mel. A dose indicada é entre 1 e 3 xícaras por dia.

Contraindicações e precauções

A planta é contraindicada para pacientes que tem úlceras gástricas e gestantes. Quando consumida em excesso, a planta pode causar sonolência. Não foram encontradas interações medicamentosas relacionadas à planta nas literaturas consultadas, porém recomendamos que, antes de fazer uso de medicamentos, mesmo que naturais, para tratar quaisquer afecções, procure orientação médica.