Escrito por em 19/08/2015 (atualização: 16/09/2015)

Borragem. Se você nunca ouviu esse nome, talvez conheça por outros como borage, borracha, borracha chimarrona, borrage ou até mesmo foligem. Essa erva é conhecida pelas suas múltiplas funcionalidades, pois ajuda a tratar e a previr inúmeras doenças no organismo humano.

História da planta

Originada na Europa e no Norte da África, a borragem recebeu este nome pelas suas utilidades definidas antigamente. Na língua dos Celtas, borrach significa coragem e a planta era conhecida pela capacidade de espantar a tristeza e a melancolia.

Na Idade Média, era utilizada não apenas como uma planta relacionada a temperamentos, mas também como uma erva medicinal e para fazer bebidas.

Borragem: planta medicinal que promove '1001' benefícios

Foto: Pixabay

Propriedades da borragem

Essa planta é multifuncional, pois possui várias propriedades em sua composição que auxiliam na recuperação de traumas e na prevenção de doenças no ser humano. Rica em ácidos gordos ómega-6, a borragem tem uma ação anti-inflamatória. Além de ser adstringente, diurética, expectorante e laxante.

Outras propriedades:

  • Antigripal – Melhora o condicionamento do corpo na gripe ou no resfriado e reduz os sintomas como tosse, catarro, dor de garganta. Indo mais a fundo, também é indicada para atenuar problemas no pulmão, bronquite e para febre.
  • Depurativa – Capacidade de limpar problemas no sistema cardiovascular, além de diminuir dificuldades relacionadas ao fígado e rins.
  • Emoliente – Habilidade de acalmar os tecidos, ideal para ajudar na desinflamação e a minimização de inchaços.

Indicações

A borragem possui a capacidade de atenuar uma série de doenças. Além das já citadas, a planta guarda para si uma lista imensa de problemas que podem ser curados com o uso da erva. São eles:

  • Cirrose hepática,
  • Diabete,
  • Eczema,
  • Edemas,
  • Enfisema,
  • Escarlatina,
  • Gota,
  • Herpes,
  • Litíase,
  • Nefrite,
  • Oligúria,
  • Reumatismo,
  • Varicela,
  • Vesícula,

Como o significado do nome já sugere, a borragem atua no tratamento de depressões, na hiperatividade infantil, nervosismo e tensão pré-menstrual. Além de ser uma boa opção para atenuar casos de problemas urinários, como é o caso de catarro da bexiga e vias urinárias, ardor da bexiga e inflamação nos rins.

Tendo em vista todas essas qualidades, a planta ainda é utilizada para aliviar tumores, contra o envelhecimento precoce, para manchas na pele e é uma ótima aliada das mulheres que possuem unhas quebradiças.

Bebidas com a borragem

Chás são produzidos e bebidas alcoólicas são melhoradas com o uso da borragem. Aprenda como fazer esses líquidos e assim ter a garantia de uma vida mais saudável.

Em um litro de água fervente coloque 20 gramas de cada uma das seguintes ervas: borragem, agrião, dente-de-leão, fumaria, chicória-silvestre, cerefólio. Espere uns minutos e coe. Se preferir pode adoçar e beber três ou quatro xícaras de chá por dia.

Para o reumatismo, use um litro de água com 10 g de folhas secas da borragem e deixe ferver por meia hora. Em seguida filtre, se preferir adoce e beba de três a quatro xícaras por dia.

No vinho, você pode colocar algumas flores frescas da planta. Deixe a mistura por uma semana de descanso. Passado o tempo, coe e consuma pequenas quantidades antes das refeições.

Compressas usando folhas da planta

Para curar a gota e furúnculos, use um punhado de folhas secas da planta em pouquíssima quantidade de água e deixe ferver até o líquido evaporar por completo. Em seguida, coloque as folhas por cima da gaze e esprema, assim sairá todo o líquido contido nas folhagens. Finalize usando as gazes em cima da parte afetada.

Contraindicações

Alguns estudos demonstram que a borragem possui em sua composição os chamados alcalóides, substâncias tóxicas encontradas nas folhas da planta. Por essa razão, não é aconselhável o uso contínuo da planta, tendo em vista que é hepatotoxicidade, podendo desenvolver algum tipo de câncer.

Para manter o cuidado e ainda assim desfrutar do benefício desta planta, é necessário lavar bem as folhas ou flores quando for usá-las e sempre coar as bebidas antes de ingeri-las.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.