Canela de velho: ‘poderosa’ planta contra a artrose

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Saúde

Canela de velho é uma planta originada no Nordeste brasileiro, mais especificamente em regiões dos estados da Bahia e Sergipe. As folhas da planta são usadas para fazer um chá bastante eficaz no tratamento de doenças que afetam as articulações e os ossos, como é o caso da artrose. Suas propriedades conseguem proporcionar benefícios duradouros para os pacientes. Neste artigo você conhece mais sobre a planta, bem como o modo de preparo e consumo do seu chá.

Atuação contra a artrose

As principais propriedades da canela de velho são: anti-inflamatória, antioxidante e analgésica. Juntas, essas três ações, são capazes de acabar com os problemas oriundos da doença chamada artrose, que pode afetar qualquer pessoa, mas principalmente os mais idosos. Desta forma, o chá da planta elimina inchaços e as dores provocadas por esse problema.

Casos subsequentes da artrose também são tratados com a bebida feita com base na canela de velho, por exemplo: artrite, dores na coluna, bursite, dores nos joelhos, incômodos nas articulações, tendinite e outros problemas reumáticos.

Canela de velho: 'poderosa' planta contra a artrose

Foto: Reprodução/ internet

Outros benefícios da erva

Canela de velho também pode ser usada para o tratamento de doenças de caráter digestivo e hepático. Por possuir flavonoides, é um poderoso antioxidante e, por essa razão, consegue eliminar os radicais livres, bem como prevenir ou retardar o surgimento de alguns tipos de câncer. Além disso, o paciente que sofrer com problemas intestinais, estomacais e hérnias de disco podem e devem fazer uso do chá dessa erva, pois com suas propriedades essas doenças desaparecem ou obtém uma melhora significativa.

Receita do chá de canela de velho

Primeiramente, tem que saber escolher qual a melhor erva a ser comprada. Muitas vezes, a forma como os supermercados embalam a planta acarretam em perda das propriedades e mofo. Em feiras livres, onde as folhas ficam expostas ao sol e a poeira, é possível que ocorram danos irreversíveis para a canela de velho. Sendo assim, analise com atenção no momento da compra e só efetue se perceber que ela está em perfeitas condições de uso.

Para fazer o chá é simples, basta colocar 200 ml de água em uma panela e levar ao fogo. Em seguida, espere que o líquido alcance fervura, depois adicione uma colher de chá da erva, tampe o recipiente e deixe ferver por  aproximadamente 15 minutos. Após o tempo determinado, tome o chá no máximo três vezes ao dia, sem açúcar e nem adoçante. Os horários ideais seriam em jejum pela manhã, antes do almoço e antes de dormir. Outra dica é jamais reaquecer a bebida para o consumo, uma vez que o chá foi feito e não tomado não adianta esquentá-lo, pois as propriedades não mais farão efeito.