Chá azul – Cheio de benefícios e emagrece

Por Natália Petrin em Emagrecimento

Também conhecido como oolong, o chá azul está entre o chá verde e o vermelho devido ao processo de semifermentação. Originária da China, essa bebida possui um aroma, sabor e propriedades medicinais diferentes das variedades de chás existentes.

O chá está em grande destaque atual, pois possui reputação excelente entre os especialistas que usam chás como tratamentos médicos. Vindo de regiões como Taiwan e China, sempre foi muito usado como uma bebida emagrecedora, trazendo uma solução saudável para quem quer perder peso sem pressa.

Chá azul – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades do chá azul

O chá azul é muito usado com eficácia para queimar gorduras e acelerar o metabolismo, sendo desta forma excelente para quem procura perder peso. Além disso, auxilia na prevenção de doenças cancerígenas e do desenvolvimento de doenças cardíacas. Aumenta ainda as defesas do corpo, previne o envelhecimento, melhora a qualidade da pele, estimula o bom funcionamento do fígado, auxilia no controle do colesterol alto, na redução do nível de triglicerídeos no sangue, no tratamento de diarreias, na prevenção de cáries e problemas na boca e previne o desenvolvimento de doenças degenerativas. Poderoso antioxidante, o consumo do chá é indicado como um bom hábito para prevenir os vários tipos de câncer e aumentar as defesas do corpo de forma natural.

Perda de peso

Estudos realizados em uma universidade de Colorado, Estados Unidos, revelaram que o chá é eficaz na perda de peso devido à grande quantidade de antioxidantes, ainda mais altos do que no chá verde. Além disso, o chá queima gorduras uma vez que estimula o organismo e age como diurético, eliminando líquidos.

Como preparar o chá?

O chá pode ser preparado com a proporção de uma colher de chá de folhas de chá azul para cada xícara de água. Para aumentar sua eficácia, prepare a infusão com chaleiras de argila e água mineral em temperatura entre 90° e 100°. Após a fervura, deixe descansar por três minutos, coe e beba. Não deixe ultrapassar o período de três minutos, uma vez que este chá se oxida muito rapidamente.

Como consumir?

O chá deve ser tomado duas vezes ao dia para garantir o efeito de suas propriedades medicinais. Procure consumir uma xícara, uma hora antes ou depois de duas das principais refeições.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de não possuir efeitos colaterais conhecidos, o chá deve ser evitado por crianças e mulheres grávidas, uma vez que possui cafeína, assim como a maioria dos chás.