Chá com leite – A iguaria britânica é benéfica?

Por Natália Petrin em Cultura, Degustação, Outros

Aqui no Brasil esse costume não é muito visto, mas na Inglaterra é uma prática muito comum misturar o chá ao leite. Mas será que isso é benéfico para a saúde?

Os benefícios de consumir chá x consumo do leite

Os chás, segundo pesquisas e testes realizados com ratos, tem a capacidade de prevenir a obesidade, reduzir a quantidade de gordura absorvida pelo intestino – mesmo quando associado a uma dieta rica em gorduras – e reduzir o colesterol. Seu consumo frequente pode ajudar ainda a reduzir os níveis de ácidos gordos na corrente sanguínea, menor teor de gordura no fígado, entre muitos outros.

Apesar de ser saboroso com o leite, o chá perde algumas de suas propriedades com essa mistura, pois algumas proteínas presentes no leite da vaca neutralizam a capacidade de combater a gordura.

Chá com leite – A iguaria britânica é benéfica?

Foto: Reprodução

Segundo pesquisas realizadas com a mistura, os compostos do chá formam complexos com a proteína do leite, impedindo os benefícios dos compostos e a proteína do leite de beneficiarem quem está tomando o chá.

Existem algumas pesquisas que estão sendo feitas para desenvolver novos tipos de chá que tenham níveis mais altos desses compostos de forma que não sejam tão facilmente neutralizados pelo leite.

Qual o leite ideal para consumir com chá?

Apesar de todos os leites inibirem as propriedades dos chás, os leites desnatados reduzem muito mais do que o leite integral e o semidesnatado.

Com quais chás tomar?

O leite combina muito com chás que tem gosto amargo, podendo ser consumido tanto na versão quente quanto gelada. É possível, ainda, preparar de diversas formas, como as três receitas que separamos a seguir.

Chá mate

Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e adicione o saquinho de chá. Deixe por alguns minutos e, em seguida, retire. Em uma xícara, coloque 50 ml de leite e despeje o chá por cima. Você pode adoçar se preferir com mel, adoçante ou açúcar.

Chá com leite quente

Essa receita é mais genérica, podendo ser usada com ervas diversas. Use entre 125 e 185 ml de água, entre 2 e 3 colheres de chá das folhas da erva, 125 ml de leite integral e entre 1 e 2 colheres de chá de mel. Prepare o chá como a receita acima, com a diferença de que, ao invés do saquinho, você irá usar a erva. Após deixar em infusão vá adicionando o leite lentamente na bebida ainda sem coar. Sirva em seguida com o auxílio de um coador para que as folhas não caiam na xícara.