Chá com mix de ervas para tratar infecção urinária

Por Débora Silva em Doenças

A infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como bexiga, rins, uretra e ureteres. As causas e os sintomas das infecções urinárias variam de acordo com a região afetada, podendo ser de quatro tipos: cistite (infecção na bexiga), uretrite (infecção na uretra), pielonefrite (infecção nos rins) e infecção nos ureteres. Esta infecção ocorre com a entrada de uma bactéria no sistema urinário, através da uretra, e sua posterior multiplicação na bexiga.

Sintomas de infecção urinária

Os sintomas mais comuns de infecção urinária são os seguintes:

  • Forte ardência ao urinar;
  • Muita vontade de urinar, mesmo que tenha acabado de ir ao banheiro;
  • Aumento da frequência de micções;
  • Urina escura, com sangue ou com cheiro muito forte;
  • Dor pélvica e no reto.

Chá com mistura de ervas para infecção urinária

Chá com mix de ervas para tratar infecção urinária

Foto: Reprodução

O chá com mix de ervas ajuda no tratamento de infecções urinárias, pois possui propriedades anti-inflamatória e bactericida.

Saiba mais sobre os ingredientes que fazem parte da mistura:

  • Uva-ursina – É o principal ingrediente deste chá, por causa da presença do glicosídeo arbubtina, que tem propriedades anti-microbianos e também age como diurético, fazendo com que os rins trabalhem mais rápido para eliminar as toxinas;
  • Cabelo de milho – Essa parte da espiga, também conhecida como “seda do milho”, auxilia no bom funcionamento do trato urinário, agindo em casos como inflamação da próstata, pedras nos rins, incontinência urinária e problemas na bexiga;
  • Alteia – A alteia contém propriedades que estimulam a produção de urina;
  • Viburno – Associada às ervas anteriores, esta planta (apenas a sua casca) ajuda a desinflamar as vias urinárias. O seu uso é contraindicado durante a gravidez.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá com mix de ervas, basta seguir os seguintes passos:

Ingredientes:

– 1 colher de chá de uva-ursi;
– ½ colher de chá de cabelo de milho;
– ½ colher de chá de raiz de alteia;
– ½ colher de chá de casca de viburno;
– 250 ml de água.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes em um recipiente e misture triturando-os com uma faca. Coloque as ervas numa panela, cubra com 250ml de água, mexa e acenda o fogo. Deixe ferver por 2 minutos e desligue. Após desligar, deixe descansando por 20 minutos. Com a ajuda de uma colher, aperte as ervas para que o chá fique mais forte e coe. A indicação é de até 4 xícaras pequenas deste chá ao dia. Lembre-se que a automedicação pode ser perigosa e o ideal é consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento!