Chá da casca de maçã é rico em benefícios

Por Nayla Georgia em Frutas
Chá da casca da maçã é rico em benefícios

Foto: Reprodução

A maçã é uma das mais deliciosas e populares frutas do mundo. Com a polpa suculenta e sutilmente adocicada, é matéria prima para várias receitas de doces e traz um bocado de nutrientes essenciais para a saúde. Mas não é somente a polpa da maçã que é deliciosa e benéfica, pois a casca dessa fruta também é rica em propriedades saudáveis. Foi constatado em estudos que comer a casca da maçã ajuda a prevenir derrame cerebral, ataque cardíaco e também retardar o envelhecimento. É nessa parte da fruta que fica a maior concentração de fitoquímicos antioxidantes que fazem com que as chances de aparecerem células tumorais sejam diminuídas, ou seja, menos chances de ter câncer de mama, cólon e fígado. Uma das melhores formas de aproveitar os benefícios dos ingredientes contidos na casca de maçã é através de seu chá.

Ácido Ursólico e seus benefícios

Talvez seja um dos maiores benefícios da casca da maçã, o ácido ursólico. Ele foi descoberto em um estudo que buscava jeitos de prevenir a perda muscular que acontece com a idade e em decorrência de doenças. Esse ácido é aquela substância que deixa a maçã brilhosa e ele é responsável pelo fortalecimento muscular, controlar o açúcar no sangue e reduzir a gordura do corpo. Portanto, não espere chegar à terceira idade e evite a atrofia e as limitações de movimentos que são geradas nessa fase da vida. Invista nessa substância que potencializa os hormônios que cuidam da saúde dos músculos. O ácido ursólico é também encontrado no manjericão e na cereja, entretanto é na casca da maçã que está a sua fonte natural mais rica.

Receita do chá da casca de maçã com canela

Ingredientes:

  • 6 xícara de chá de água
  • 2 cascas de maçãs nacionais bem lavadas
  • 2 pedaços de canela em pau
  • Mel

Modo de preparar:

Em uma panela, coloque as seis xícaras de água para ferver junto com as cascas das maçãs e a canela. Assim que começar a ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, adicione o mel para adoçar, espere esfriar ou tome morno se preferir. O detalhe da canela deixa o gostinho ainda mais especial, deixa até a lembrança de uma deliciosa torta de maçã.