Chá da castanha portuguesa contra hipertensão

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Saúde, Sementes

Hipertensão e problemas cardíacos andam lado a lado e são altamente prejudiciais à saúde humana. Tratam-se de duas doenças que acometem a população em grande escala e, infelizmente, causam a morte de muitas pessoas.

Levando em consideração este cenário, cientistas descobriram que a árvore castanheiro português possui propriedades medicinais capazes de combater estes dois graves distúrbios.

Contudo, para utilizar a planta com estas finalidades é necessário preparar uma infusão com suas folhas. Antes de descobrir como preparar a bebida e ingeri-la, entenda como a hipertensão e os problemas de coração se formam.

cha-da-castanha-portuguesa-contra-hipertensao

Foto: Pixabay

Dieta com esta castanha melhora problemas cardiovasculares

Também chamada de pressão alta, a hipertensão é uma condição que força as paredes das artérias e coloca em risco o funcionamento do coração, que acaba não dando conta da pressão do sangue. Por esta razão que a hipertensão anda ao lado dos problemas cardíacos, tendo em vista que interfere diretamente no funcionamento do órgão vital do corpo humano.

E é diante destes distúrbios que a castanha portuguesa age, beneficiando o organismo humano. Contudo, este não é o único benefício alcançado por esta planta, tendo em vista que ela possui propriedades medicinais que abrangem outras funções.

Outros benefícios da castanha portuguesa

  • Adstringente: Serve como protetora de peles secas e desidratadas, além de ser usada como um agente higienizador da epiderme.
  • Antidiarreica: O próprio nome da propriedade já revela o benefício atribuído à saúde, ou seja, a planta também combate diarreias.
  • Antitussígena: Pode ser utilizada como uma inibidora de tosses.

Preparando o chá desta planta

Para fazer a bebida benéfica à saúde do coração e de outras partes do corpo, é preciso ter 10 g de folhas de castanha portuguesa e um litro de água filtrada. Primeiro, ferve-se o líquido e após o processo de ebulição, desliga-se o fogo.

Em seguida, as folhas devem ser despejadas na água e o recipiente precisa ser fechado. Após 10 minutos de infusão, a bebida está pronta para ser coada, adoçada com açúcar mascavo e ingerida. O tratamento segue por duas xícaras durante o dia.