Chá da longa vida – Conheça o exótico chá de rooitea

Por André Luiz Melo em Plantas

Conhece o rooitea? O nome parece estranho, mas estamos falando de um arbusto chamado de rooibos ou red bush. Originalmente da região do Cape Town, das savanas da África do Sul, o rooitea é uma das infusões de maior consumo no continente europeu e no Japão. Tal infusão chegou a ser batizada de “chá da longa vida” pelos japoneses.

Descoberto há mais de 300 anos, o rooitea se assemelha aos tipos tradicionais de infusão, ele passa por fermentação e é secado por meio da exposição à luz do sol. Se assemelhando bastante com o fumo de cachimbo devido ao aroma adocicado, o rooitea passa por um processo de finalização através da máquina de cortar tabaco.

Combinações

A infusão de rooitea também pode receber a adição de frutas e plantas, as quais darão um aroma a mais à bebida. As combinações mais típicas se dão com amora silvestre, morango, pimenta, com raspas de coco, baunilha e com caramelo.

O modo de preparo do chá de rooitea é simples e não difere muito dos tipos mais comuns que se tem conhecimento. Basta ferver à água (quantidade a gosto) entre seis e oito minutos. Caso esse tempo seja excedido, a sutileza da bebida será perdida. Pronta, a infusão ganha uma tonalidade avermelhada, característica que, inclusive, fez com que a mesma fosse batizada de “chá vermelho”. Além do aroma de fumo de cachimbo, o rooitea carrega uma leve e apimentada nota de tomate.

Chá da longa vida - Conheça o exótico chá de rooitea

Foto: Reprodução

Benefícios

Considerado um excelente antioxidante e rico em minerais, o rooitea atua como um eficaz ansiolítico – age contra a ansiedade – natural e ainda auxilia no tratamento de problemas como alergias de pele, transtornos no estômago, gases, pedras no rim e, sobretudo, insônia.

Pessoas que sofrem de transtornos do sono, ao tomarem rooitea, pelo menos de sete a oito horas de sono terão garantido. Vale ressaltar ainda que, diferentemente de ervas como a Camellia sinensis, o rooitea é livre de cafeína, sendo assim considero bastante leve.