Chá da planta tomilho

Por Wanessa Galvão em Plantas

Durante o período de inverno as doenças que atacam o sistema respiratório dão as caras com mais frequência na forma daquela gripe chata, daquela tosse que insiste em não passar… E para evitar que essas doenças evoluam para outras piores, como a bronquite e a pneumonia, nada melhor do que tomar um chá de tomilho, que combate muitas outras doenças além das típicas do período mais frio do ano.

Chá da planta tomilho

Foto: Reprodução

O tomilho

O tomilho é um arbusto aromático originário do continente europeu muito utilizado na culinária. Quando consumido em forma de infusão, consegue-se manter todos os benefícios à saúde contidos na planta, por isso essa é a maneira mais indicada de ingerir o tomilho. A erva é considerada um antibiótico natural e é usada na fabricação de várias coisas, desde balas açucaradas até sabonetes, pois tem um cheiro bastante agradável.

Os benefícios para a saúde

São inúmeras as vantagens de incluir o chá de tomilho na alimentação diária, entre elas podemos destacar o bem que o chá faz no aparelho respiratório, diminuindo consideravelmente a tosse e o catarro de quem está gripado, combatendo a dor de garganta e o possível surgimento de uma bronquite, e evitando inflamações na garganta e na boca.

Quem sofre de depressão deve consumir o chá de tomilho, assim como quem sofre com muito estresse e ansiedade, pois são encontradas no chá substâncias que atuam acalmando o sistema nervoso.

O chá também funciona como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do corpo, como antisséptico e desinfetante, protegendo o corpo de bactérias quando usado externamente, como antipirético (reduz a febre) e como uma rica fonte de ferro, sendo por isso indicado para pessoas com anemia.

A medicina popular afirma que o uso do chá de tomilho também pode ajudar no combate à acne e a queda de cabelo, mas isso ainda não foi comprovado cientificamente.

Como fazer o chá

Deve-se ter bastante cuidado com a quantidade de tomilho e de água utilizados para fazer a infusão, pois não é recomendado que ele fique muito concentrado. Então preste bem atenção:

Para fazer uma xícara de chá – Coloque duas colheres de café de tomilho seco numa caneca e cubra com 200ml de água previamente fervida. Deixe o chá em repouso e beba, se preferir, adoçado com mel.

Para fazer um litro de chá – Em um recipiente coloque um ramo pequeno da erva seca. Despeje um litro de água fervida por cima e deixe o chá descansar por no mínimo dez minutos antes de beber. Se quiser adoçar use mel.

Contraindicações

Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo, bem como pessoas com insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes no estômago.