Chá das folhas da batata doce

Por Gabriely Araujo em Plantas

A batata doce é uma das raízes mais populares na mesa dos brasileiros, isso porque além de ser bastante saborosa é um alimento altamente nutritivo. Possui propriedades que ajudam no tratamento de diversos males, é rica em betacaroteno e vitamina A, o que a torna um anticancerígeno, ativa o sistema imunológico, promove a renovação celular, além de, acredite, ser livre de gorduras! A raiz é bastante utilizada por atletas ou pessoas interessadas em manter ou perder peso, pois ajuda a saciar devido ao seu baixo índice glicêmico, que faz com que a energia fornecida por ela seja liberada gradualmente no organismo, e ao seu baixo nível calórico. Uma porção de 100 gramas possui cerca de 90 a 100 calorias.

Chá das folhas da batata doce

Foto: Reprodução

Mas o que poucas pessoas sabem é que há uma parte da batata, cheia de nutrientes e benefícios para o nosso organismo, que geralmente não é aproveitada: as folhas, que chegam a ser mais nutritivas até que outras mais usadas como o espinafre, por exemplo. Delas podemos fazer um chá poderoso que é um santo remédio para baixar o nível do mau colesterol e ainda serve como anti-inflamatório.

Benefícios

O colesterol é algo vital para o bom funcionamento do nosso corpo e se divide em dois tipos: o bom (HDL) e o mau (LDL). Contudo como diz o ditado popular “tudo demais faz mal”, se o nível do LDL estiver alto pode ser prejudicial para a nossa saúde, pois o mesmo pode depositar-se nas paredes das artérias chegando em alguns casos a entupi-las, neste caso com o bloqueio do fluxo sanguíneo e da comunicação com o coração e o cérebro a pessoa pode chegar a ter um ataque cardíaco que pode até mesmo levar à morte.

O chá das folhas de batata doce, além de controlar o nível do colesterol também é ótimo para tratar daquela inflamação chata na garganta e das terríveis dores de dente, para isso basta fazer o bochecho com a bebida várias vezes ao dia, e é importante lembrar que o chá deve estar fresco.

Receita do chá das folhas da batata doce

É simples! Basta ferver uma xícara de água e acrescentar uma pequena quantidade das folhas picadas da batata doce, deixe repousar ainda no fogo por 10 minutos e mexa bem. Coe a mistura e sirva-se.